Pular para o conteúdo

Reformas do Museu Mariano Procópio foi tema de Audiência Pública na Câmara Municipal

 

DSC_0005

Eduardo Chain

Postado em 23/10/2013

A Audiência Pública dessa terça-feira, 22, que aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora trouxe como tema as reformas do Museu Mariano Procópio. A audiência foi convocada pelo vereador do PSDB, Rodrigo Mattos, que fez as considerações iniciais para a abertura. Na ocasião, Mattos ressaltou que é importante não perder mais tempo, devida a longa data que o museu encontra-se fechado. “A gestão precisa apoiar a reabertura do museu, para que um dia possamos levar nossos filhos e netos para uma visita e dizer a eles que também fizemos parte nas obras de restauração”, afirma Mattos.

Na ocasião, estavam presentes membros do Conselho dos Amigos do Museu, o presidente da Câmara, Júlio Gasparette, demais vereadores, e diretor do Museu Mariano Procópio, Douglas Fazolatto.

Fazolatto pôde expor todo o trabalho de reforma que já foi realizado no prédio da Villa.

Escute o áudio de Douglas Fazolatto falando sobre a audiência e a reforma do museu Mariano Procópio.

O presidente da Câmara, Júlio Gasparette, também se pronunciou, lamentando que a verba destinada as obras no museu não sejam suficientes. “Certa vez eu matei aula pra ir ao museu, naquele dia apanhei do meu pai, mas vi a cama do Imperador Dom Pedro. Aquilo foi muito significativo pra mim. Hoje minha neta já tem dez anos e nunca foi ao museu. Isso me entristece”, conta Gasparette, adiantando que pretende emendar projetos de lei para que mais verbas sejam destinadas à reforma do Museu, entre elas, uma que prevê que 10% do total arrecadado para a lei Murilo Mendes de incentivo à cultura, desviem-se para as obras do Mariano Procópio.

Entre os ouvintes da audiência estava o Presidente do Conselho dos Amigos do Museu, Antônio Carlos Duarte, que considerou muito importante essa aproximação entre as autoridades públicas e a diretoria do Museu. “Nós estamos aqui também para zelar pela reabertura do museu, que tem um acervo de caráter internacional, porque sempre que estamos na rua, algumas pessoas vêm nos cobrar, querendo saber quando o museu será reaberto”, afirma Duarte.

O museu Mariano Procópio está fechado desde 2008. Enquanto as reformas estão em andamento, a direção procura ocupar os espaços do entorno com outras atividades. O parque do museu recebe inúmeros visitantes e nele são realizadas oficinas temáticas, visitas interativas e guiadas a fim de incentivar visitas ao nosso Patrimônio. “Essas atividades são alternativas para atrair a população”, afirma a assessoria do Museu.

O engenheiro Sílvio César Costa, por exemplo, sempre pratica caminhada nas propriedades do museu. “Aqui é muito próximo da minha residência e a paisagem é muito agradável”. Costa tem esperança de que as devidas providências sejam tomadas, mas acha que o local merecia uma divulgação maior.

Deixe um comentário

Deixe um comentário