Skip to content

Semana de Recepção de Calouros da UFJF

Por Elisa Macedo

Atualizado em 24 de março de 2014

Foto: Elisa Macedo

Novos alunos da área de Ciências Humanas Aplicadas aguardam início da recepção

Está aberta a semana de recepção de calouros da Universidade Federal de Juiz de Fora. A programação conta com diversas atrações, envolvendo apresentações musicais nos pontos de ônibus do campus, doação de sangue e cadastramento para doação medula óssea.  Para somar as atividades citadas, a programação conta com a distribuição de material informativo e palestras para situar os novos alunos, que podem se sentir um tanto quanto deslocados agora, neste início de período.

Por conta disso, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, em parceria coma Pró-Reitoria de Graduação estão promovendo palestras de boas vindas para os novatos. A intenção é fornecer as informações mais básicas como o funcionamento dos setores do campus, pró-reitorias, apoio estudantil, intercâmbio e as repartições da Universidade, como o RU e a CAE, por exemplo.

Segundo Maria Elizabeth Oliveira, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, “esse momento de chegada de novos alunos é um momento muito especial para a universidade, por que são pessoas que acreditaram na UFJF como instituição para concretizar o sonho do ensino superior” que estão sendo recebidas. Para ela, esse momento ainda, além de servir como espaço para dar boas vindas, também é para agradecer aos alunos pelo voto de confiança dado à Universidade.

Ednei Moreira, 25 anos, calouro da Faculdade de Serviço Social achou a pauta da reunião válida, “a Universidade é

Foto: Elisa Macedo

Professora Rosilene Pilato em palestra para novos alunos

muito extensa, tem vários departamento e é importante para quem chega à Universidade está por dentro do que acontece em cada departamento, em cada parte da instituição”. Para ele, essas informações só vem para facilitar a chegada dos estudantes.

Diferente dos anos anteriores, em que a recepção era feita de forma unificada e todos os alunos eram recebidos no Anfiteatro da Reitoria, esse ano as palestras estão sendo feitas em horários alternados e para grupos específicos, de acordo com a área de graduação.  Beth, como é tratada pelos alunos, explica que esse novo modelo foi uma sugestão dada por uma aluna bolsista da Secretaria de Comunicação, SECOM. A sugestão foi considerada viável e é esperado resultados positivos desse novo modelo.

ÁUDIO BETH

A estudante Luana Nascimento, 18 anos, deixou Levi Gasparian para vir estudar na UFJF. Aprovada para o primeiro semestre do curso de Pedagogia, ela aponta a importância dessas reuniões como uma forma de integrar o aluno na realidade do campus, uma vez que muitos chegam sem conhecer nada da cidade, ou mesmo da Universidade.  Luana foi recebida na manhã de hoje, por volta das 10:30h, no Anfiteatro da Faculdade de Direito, junto com alunos de outros 4 cursos da área de humanas aplicadas.

Foto: Elisa Macedo

Foto: Elisa Macedo

O novo modelo adotado pela organização da semana de recepção do calouro agradou Luana, que achou melhor essa forma, pois “os alunos não precisam ir para outro anfiteatro da universidade”, mas terem as palestras oferecidas perto das suas respectivas Faculdades.  Para Elizabeth, esse novo modelo ainda permite serem tratados os assuntos mais específicos de cada área e evitar o conflito do deslocamento do aluno até o local da palestra.

A professora Rosilene Pilato, representante no evento da Pró-Reitoria de Graduação, aproveitou a ocasião para explicá-los dos futuros procedimentos quanto a matricula realizada pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica, SIGA.

ÁUDIO ROSILENE

A programação continua durante essa semana no campus de Juiz de Fora. A partir do dia 25 de março, o calendário de recepção dos calouros será no campus de Governador Valares.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: