Skip to content

JF …Hipermídia?!

Você pode não saber o que o termo “hipermídia” quer dizer, mas ele com certeza já faz parte do seu cotidiano.

por Thalita Rocha

postado em 09/06/2014

 

No começo desse mês o jornal “O globo” , anunciou modificações e ampliações no seu site. Logo na capa do jornal podia ser lido: “mais noticiais e mais multimídia”.

 

Jornal "O Globo" anuncia melhorias em seu site

Jornal “O Globo” anuncia melhorias em seu site

Essa característica de multimídia, ou seja, o uso de vários recursos de mídia tais como vídeos, fotos, sonoras, tem sido cada vez mais exigida na hora de se obter informações.

Isso gera uma mudança no cenário jornalístico: espaços na internet, como portais de noticias, ficam mais valorizados, as pessoas querem participar e comentar sobre as noticias, como fazem com outros assuntos em suas redes sociais e jornais televisivos, impressos buscam maneiras de interação com esse meio, entre outras coisas. Esse é o cenário da hipermídia.

 

O professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, Carlos Pernissa Júnior , explica que existem vários conceitos de hipermídia, mas o termo é mais usado como sinônimo do que o jornal “O globo” chamou de multimídia. “Alguns dizem que para ser hipermídia, teria que ter o texto, com hiperlinks, que são relações de um texto com outro, mais imagens e som”.  Explica.

Nesse cenário de hipermídia, em que qualquer pessoa com um celular, ou uma câmera e acesso á internet pode ser fonte de informação, há uma redefinição do papel do jornalista. É o que explica o professor Paulo Roberto, também da Faculdade de Comunicação da UFJF.

Professor Paulo Roberto

Professor Paulo Roberto

 

Para ele o jornalista deixa de ser o mediador entre a informação e o público. “As pessoas podem obter informações por outras fontes, como suas redes sociais, por exemplo. Isso gera uma crise na mediação, entre a informação e

Para o caso dos jornais impressos, por exemplo, que estão se adaptando a esse tempo, aprimorando os seus portais, o professor Paulo aponta também outras soluções. “Pensando no jornal impresso, cada vez mais ele perde o sentido de dar informações imediatas, porque as pessoas já vão ter recebido as informações de outros lugares. O papel dele será trazer uma análise, uma crítica, um detalhamento maior sobre os assuntos.”

 

A questão do papel do jornalista e da preparação que os futuros jornalistas devem ter para darem conta desse papel no “cenário hipermídia” gera muitas polêmicas.

Quer saber mais sobre a opinião dos profissionais da área sobre o assunto?

Clique  aqui e veja o vídeo abaixo:

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: