Skip to content

Isso quer dizer o quê?

Matheus Furlani, Postado em 24/03/14

     É Sombrancelhas ou Sobrancelhas? Mandado de prisão ou Mandato de prisão? Duzentas gramas ou duzentos gramas? Muitas vezes somos obrigados a cortar o raciocínio ao escrever para tentar pensar em qual é a grafia certa das palavras. Esta atividade pode ser uma verdadeira pedra no sapato para muitas pessoas.

   Andando pelas ruas da cidade, é possível encontrar vários cartazes, letreiros, placas e anúncios grafados com vocabulários registrados de forma incorreta no que diz respeito à norma culta da língua. Dentre as grafias equivocadas encontradas estão os erros quanto à oralidade e a forma escrita. São aqueles casos em que a palavra é escrita na mesma forma em que ela é falada na linguagem oral, como por exemplo a palavra Sobrancelha que em sua etimologia diz respeito à parte sobre as celhas, mas na linguagem oral é dita, de forma equivocada, “Sombrancelhas”.

    O mesmo ocorre com a palavra touca, onde a letra “u” não é pronunciada ou a palavra amanteigados onde a letra “i” acaba sendo engolida na linguagem oral. Essa confusão que resulta nesse tipo de erro, principalmente para nós mineiros, que temos no sotaque o hábito de “engolir palavras”. Este tipo de grafia é mais comumente encontrado nas regiões de comércio popular no centro da cidade, nas feiras livres ou nos bairros mais afastados.

    A prefeitura de Juiz de Fora disponibiliza diversos programas de incentivo a leitura através da Biblioteca Municipal Murilo Mendes, como por exemplo o programa “Juiz de Fora com todas as Letras” que incentiva a produção literária local e o “Clube da leitura” que visa formar novos leitores. Saiba mais informações no site da PJF. Descubra!

   Basta ser um pouco observador ao andar pelas ruas para encontrar as falhas ortográficas pelos mais inusitados lugares. A estudante de medicina Anah Laura Guarçoni faz disso uma coisa séria. “Já encontrei erros até no shampoo do meu pai enquanto tomava banho”, comenta. Segundo a estudante os erros que mais encontra são “crases colocadas em lugares onde não precisam e os problemas de concordância verbal”.

   A estudante citou o caso das orações com a partícula “se”, como no exemplo “vende-se casa”, “aluga-se apartamento” ou “precisa-se de faxineira”. A dica é sempre que houver uma preposição depois da palavra se, não haverá plural, apenas singular. As preposições são palavras de ligação que estabelecem relações com os elementos da oração: de, por, para, em, com são exemplos.

   Luciano Gomes que trabalha em uma empresa de comunicação visual conta que é muito comum receber propostas de anúncios publicitários com erros de português. “Uma vez um caminhoneiro nos encomendou um serviço para adesivar seu caminhão com uma frase que tinha a palavra “menas””, comenta.

   Existem também as palavras que têm a sonoridade parecida, mas que possuem significados diferentes. Como é o caso das palavras mandato e mandado. O primeiro diz respeito a um tempo público ou privado que um ocupante concursado ou eleito ocupará em caráter provisório um cargo ou função pública. Como por exemplo a Dilma Roussef que exerce o mandato de Presidente da República. Já o mandado ocorre quando um juiz de direito expede uma prisão ou busca e apreensão, o que é feito por um documento chamado mandado judicial.

   Um baixo grau de escolaridade  e o desinteresse em manter um hábito de leitura são fatores que a professora de português Ana Lúcia Zuchi elenca como os mais responsáveis por tantos erros de grafia que encontramos nas ruas da cidade diariamente e também explica outros erros comuns. Veja a entrevista completa:

   Em um mundo com um volume de informações cada vez maior, torna-se muito fácil evitar este tipo de situação. Existem sites que disponibilizam dicionários gratuitos e de fácil consulta. Acesse!  

   Ao mesmo tempo, toda essa facilidade encontrada nos aplicativos e nos próprios corretores ortográficos que corrigem os erros automaticamente nos fez mais “preguiçosos” e a preocupação com a escrita está cada vez mais deixada de lado. É preciso ficar atento para não escorregar.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: