Skip to content

Eventos discutem o Plano Diretor de Juiz de Fora

Está acontecendo essa semana o IV seminário “Olhar sobre o que é nosso”, que discute a preservação do patrimônio cultural de Juiz de Fora. O evento, que começou ontem, vai até quinta feira, dia 05 de junho, e tem como tema nessa edição “A proteção do patrimônio cultural por meio de planos diretores”. No seminário também estão sendo discutidos assuntos relacionados à revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Juiz de Fora, que está em curso. Confira aqui a programação completa do evento. 

Um dos patrimônios da cidade: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Foto: Jéssica Ribeiro

Um dos patrimônios da cidade: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM). Foto: Jéssica Ribeiro

O organizador do seminário e chefe da DIPAC, divisão de patrimônio cultural da Funalfa, Paulo Gawryszewski, comenta sobre a proposta da quarta edição do evento, e também sobre o atual momento da cidade:

Juiz de Fora possui um Plano Diretor, aprovado em 2000, conhecido como “Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano”. Desde o ano passado a Prefeitura está trabalhando no processo de revisão desse Plano e para isso tem sido feitas atividades como a atualização de dados e documentos. Em março deste ano começaram oficinas em diversas regiões da cidade, com o intuito de chamar os cidadãos para participarem deste projeto. O objetivo do encontro é apresentar a importância do Plano Diretor e do Plano de Mobilidade Urbana e ouvir a comunidade sobre os principais setores da política pública.

Nessas oficinas estão sendo discutidas questões relacionadas ao saneamento básico, uso do solo e meio ambiente, por exemplo. Segundo o coordenador do projeto, o subsecretário de planejamento da cidade, Álvaro Janini “as oficinas fazem parte da programação que leva a população à disução para poder melhorar a potencialidade que cada região tem. ”

Na semana que vem, na segunda-feira, 09/06, acontece uma oficina no bairro São Mateus, às 18h30, na Rua São Mateus, 300. Já no dia 10/06 é a vez da reunião com a região central da cidade, que acontecerá às 18h30, na Casa dos Conselhos, Rua Halfeld, 450. À partir daí, as outras áreas com oficina serão as regiões rurais da cidade. De acordo com a assessoria da Secretaria de Atividades Urbanas, para o fim do ano está prevista a conferência pública do Plano Diretor, que envolve prefeitura, entidades, ONGs e representantes de todas as áreas da cidade.

Centro de Juiz de Fora. Foto : Jéssica Ribeiro

Centro de Juiz de Fora. Foto : Jéssica Ribeiro

Apesar de todas as reuniões e projetos para a atualização do Plano Diretor da cidade, fica a dúvida se este está sendo mesmo divulgado e alcançando uma grande parte da população. O JF Hipermídia esteve no bairro São Pedro, um dos primeiros a ter a oficina, e muitos moradores não haviam ficado sabendo da reunião. O vice presidente da associação de moradores do bairro Independência, Sebastião Carneiro, também afirma ter ficado um pouco por for a dessa atualização do Plano Diretor. Ele destaca que o bairro e região precisam de muitas melhorias, e que a associação continua tentando ajudar, por meio de reuniões com os moradores e com a Prefeitura. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: