Skip to content

I Festival de Circo de Juiz de Fora é incentivo para aproximar a população do universo circense

Postado por Rafaela Carvalho – 14/04/2014

A cultura circense é um tipo de entretenimento muito popular no Brasil, mas que conta com poucos incentivos reais para aproximar o público da arte. Em Juiz de Fora, a população compareceu em peso ao I Festival do Circo da cidade e torce para que o incentivo continue.

Nos dias 10 a 13 de abril aconteceu o I Festival do Circo de Juiz de Fora. O evento foi resultado da união entre a Pomar Quitanda de Ideias e a Pró Reitoria de Cultura da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e contou com a presença de vários grupos de renome nacional e internacional da cidade de São Paulo e de Juiz de Fora. Durante o final de semana, o público juiz forano se dirigiu à Praça Cívica da UFJF para prestigiar os espetáculos e participar das oficinas oferecidas pelo Festival, todos gratuitos.

Fernanda Moraes levou os filhos Gabriel e Sofia, de 8 e 9 anos, para assistir a Caravana Lúdica, espetáculo que une a música do grupo Lúdica Música e da Caravana de Palhaços Mezcla, ambos de Juiz de Fora. Fernanda conta que sempre que pode, leva os filhos para assistir espetáculos circenses. “Já faz um tempo que eu acompanho o grupo Lúdica Música e a Caravana Mezcla de Palhaços, e sempre que tem um evento com teatro eu levo meus filhos. Acho muito importante essa questão, acho que é algo que Juiz de Fora precisa.”

Fernanda conta que procura levar os filhos em espetáculos circenses que acontecem na cidade, mas acha que alguns fatores podem prejudicar o comparecimento do público. “Sempre que vem circo na cidade, eu vou e percebo que tem muita gente. Mas acho que falta mais divulgação, ainda mais gente poderia ir.”

A falta de divulgação e incentivo e a localização dos espetáculos são alguns fatores que podem dificultar o acesso dos juiz foranos ao circo. Para a técnica de enfermagem Flávia Elpes, falta incentivo, mas o Festival do Circo pode mudar isso. “O fato de o Festival do Circo ter acontecido em um local aberto ao público e  ter sido de graça, fez as pessoas comparecerem mais.”

A musicista Rosana Brito, criadora do grupo Lúdica Música elogiou a iniciativa de fazer o Festival em Juiz de Fora e acredita que o projeto deve continuar. “Eu acho importantíssimo, porque parecia que Juiz de Fora estava fora do mapa do circo no Brasil. O circo está bombando no Brasil inteiro, e aqui não tinha um evento assim ainda. Então veio numa hora maravilhosa, e acho que agora não vai parar de acontecer.”

Aliciane Rodrigues é integrante da Caravana Mezcla de Palhaços, grupo de Juiz de Fora que tem como objetivo “levar a arte secular da Palhaçaria para quem acredita no sonho, no sorriso, na fantasia” e acredita que Juiz de Fora tem um bom cenário para o acontecimento de mais festivais como esse. “JF estava merecendo esse Festival de Circo. Na cidade já tem uma galera boa trabalhando com isso, existe esse movimento aqui e acaba que não tem tanto espaço. A cidade produz muita coisa boa, mas acaba que a gente não consegue segurar essas coisas boas aqui.”

A artista falou ainda sobre como a Universidade é importante na conscientização da importância da cultura circense e da aproximação do público para com o universo mágico do circo. “A Universidade está trazendo as pessoas para o campus durante os finais de semana há um tempo, e a UFJF tem um espaço legal. É ótimo que as pessoas conheçam e possam usufruir desse espaço, ainda mais com arte. Aí fechou com chave de ouro.” Assista o vídeo sobre o evento de domingo do I Festival de Circo de Juiz de Fora. Quer saber mais sobre o cenário circense em Juiz de Fora? Acesse o link do JF Hipermídia.

Atualizado às 00h58 de 15/04/2014.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: