Skip to content

Ser cover pode ser uma experiência marcante ou decepcionante

Fabrício Andrade

Texto postado em 04 de novembro de 2013

No dicionário a palavra Cover significa ter semelhança com alguém ou então copiar de alguma forma. Quando levada para o sentido profissional, ser cover pode ser encarado como uma maneira de relembrar alguém que já partiu a partir de tributos à essas pessoas. Ser cover não significa falta de criatividade mas sim excesso de admiração.

Nem tudo que parece é.

Nem tudo que parece é.

Constantemente ao caminharmos nas ruas vemos pessoas que nos lembram alguém. Existem “covers” que são naturais, mas outros são  construídos.  Pode ser que existam covers que se parecem em tudo, vestem os mesmos tipos de roupa, cortam o cabelo igual ao do ídolo, e até mesmo fazem performances muito semelhantes. Mas também existem covers que apenas cantam as mesmas músicas que as bandas originais.

A Banda Operação Tequila é juizforana, e apresenta ao público um show de tributo a banda Los Hermanos. Eles não se parecem fisicamente com a banda original, mas buscam  garantir em seus shows que as músicas tocadas sejam fiéis aos arranjos originais, para que os fãs do Los Hermanos se sintam como se estivessem no show da banda. Veja uma versão da musica “Veja bem meu bem”.

Em entrevista para o ZINE Cultural, o integrante da banda, Rodrigo Andrade, falou um pouco sobre quando surgiu a ideia e o por que. “O show “Tributo Los Hermanos” surgiu de uma sugestão do Marcelão Panisset (um dos sócios do Cultural Bar) em 2008, e desde então, tem sido uma grande surpresa a aceitação desse projeto por nosso público. Posso dizer que Los Hermanos seria o grande “conjunto interseção” das influências da banda, que ainda é influenciada por Beatles, Doors, Rolling Stones, Oasis, Nirvana, Foo Fighters, Skank, entre outros.” Na entrevista ele fala mais sobre a banda, inclusive curiosidades.

Mas não existe apenas um cover de uma banda. Na última sexta-feira, dia primeiro, o Cultural em Juiz de Fora foi palco do Especial Los Hermanos com o Trio de Metais Oficiais da Banda. Mais um cover do Los Hermanos foi apresentado. Veja um trecho do show:

Mas copiar alguém nem sempre é uma tarefa fácil. Não é muito difícil de encontrarmos covers que são cópias ruins de uma banda original. O estudante Matheus Freitas é viciado em bandas covers e fala um pouco sobre suas experiências.  “Quando bem feitos; covers ficam melhores que as canções originais. Mas essa é uma tarefa muito difícil; programas de calouros apresentam covers frustantes semana após semana, como um cantor de rock’n’roll que decidiu fazer uma versão de Wanna Be das Spice Gilrs no The Voice do Reino Unido e não passou nem da primeira fase.”

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: