Skip to content

Meia entrada é gospel?

O sistema de meia entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer para grupos específicos da sociedade é algo conhecido no Brasil inteiro. Entretanto, em Juiz de Fora, eventos ligados ao meio gospel não têm oferecido esse privilégio previsto em Lei Estadual para seu público.

Por Elisa Macedo

Postada em 09 de abril de 2014

Atualizada às 18:13h

De acordo com a Lei Estadual de número 11052/93 de 24 de março de 1993. Para requerer o benefício, basta que o interessado preencha os pré-requisitos e apresente documento comprobatório com foto. No caso dos idosos e menores de 18 anos, apenas a carteira de identidade, para estudantes geralmente é pedido a carteira de estudante e não custa nada levar junto um documento oficial com foto (RG ou carteira de motorista, por exemplo).meia

Teoricamente, os eventos do meio religioso deveriam obedecer a essa lei, ou estariam se opondo a lei, correndo o risco de receber multa, processo judicial por danos morais, ou mesmo retirada do alvará de funcionamento. Porém, não é isso que tem acontecido. Com o crescimento do mercado gospel em Juiz de Fora é frequente a exibição de propagandas em TV, flyers e cartazes anunciando algum evento, em que a meia entrada não é uma opção.

Pedro Henrique Rocha Martins, estudante universitário, diz gostar da ideia de se ter a meia entrada neste tipo de eventos. Para ele, na verdade, não deveria ser cobrado valor algum, “porque se tem alguém no palco, púlpito ou seja lá oq for… foi Dom de Deus e foi gratuito, portanto, tenha vergonha na cara e dê de graça aquilo que foi te dado gratuitamente”.

Davi Araújo, que acaba de voltar de um intercâmbio na Inglaterra, acredita que a meia entrada para shows evangélicos, irá facilitar a ida de pessoas que não fazem parte da comunidade religiosa.

Ele ainda aponta que entende os gastos para se produzir esse tipo de evento, mas deveria ser cobrado um valor justo para isso, “uma coisa é cobrar para manter a estrutura do evento, justificável devido ao conforto, mas lucro? Isso é a maior falta de vergonha na cara”.

Há aproximadamente dois anos, Keyla Nely, cabelereira e frequentadora de igrejas evangélicas foi ao show do cantor Thales Roberto, no Esporte Clube de Juiz de Fora. Ela conta que pagou R$40,00 pela entrada e que o valor dobrou na semana do evento.

A equipe TOP Gospel traz em sua página os cartazes utilizados para a divulgação virtual destes eventos. Em uma busca feita no espaço, é possível perceber que existe a produção de muitos eventos gratuitos, principalmente quando estes são realizados dentro das igrejas e não em estruturas externas.

Sebastião Severino de Lima Neto, Auxiliar de produção, diz não concordar com eventos realizados fora das igrejas, mesmo já tendo participado de alguns. Para ele, essas festividades tiram o foco da juventude para a programação das suas próprias congregações.

Ele ainda fala que já foi em um evento e quando perguntou se poderia pagar meia entrada, a resposta foi negativa.

A Assessoria de Comunicação do PROCON JF informou por telefone que nenhuma reclamação do tipo já foi feita, mas a regra para shows evangélicos é a mesma que para os demais. “Qualquer tipo de show tem que ter a entrada para idoso e para estudante” é o que afirma a Assessora Nathália Aguiar.

Nossa equipe conseguiu entrar em contato com um produtor de eventos evangélicos da região e ele não quis se posicionar quanto ao caso.

Para aqueles que se sentirem lesados em não ter direito a meia entrada nos eventos que a Lei determina que seja oferecida, basta fazer uma denúncia ao Procon, registrar um Boletim de Ocorrência, ou mesmo entrar com uma ação judicial.

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: