Skip to content

UFJF realiza atividades culturais para aproximar a comunidade do Campus

Tamiris Toschi

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou no ultimo domingo dois projetos para aproximar a comunidade das atividades do Campus. O projeto “Som de domingo”  contou com  presença do sambista Mamão e os Bacharéis do Samba. Nos arredores do Centro de Vivência, aconteceu o projeto “Leitura no Campus”  aproximando o público infanto-juvenil da literatura.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Para o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, estes projetos são importantes para aproximar as atividades culturais propostas pela pró-reitoria com a comunidade que tem costume de frequentar o campus UFJF durante o final de semana. “Esta é a verdadeira função da cultura social que a Universidade tem que desenvolver. Ela não pode produzir cultura o tempo todo para meia dúzia. Ela é universidade pública, ela tem que produzir uma cultura de longo alcance.” Afirma o pró-reitor.

Mamão e os Bacharéis do Samba O projeto “Som de domingo” acontece mensalmente e tem como objetivo entreter o público que frequenta a UFJF com a apresentação de músicos de Juiz e Fora e região. Jacy Gabeiro é professora do Instituto de Ciência Biológicas e diz que este tipo de evento desenvolvido dentro da UFJF é importante porque a cidade não possui muito espaço público para evento como este. Contudo, a professora afirma que precisa ser mais bem divulgado, porque tomou conhecimento dos eventos quando entrou por um acaso na página da Universidade. A estudante de arquitetura, Rafaela Eiras, diz que o campus da UFJF acaba sendo a melhor opção na cidade, porque oferece espaço para lazer e entretenimento no mesmo espaço.

IMG_5632Fernanda Pascoaline é bolsista do projeto e disse que o objetivo maior é que a criança que vai brincar no campus se aproxime da literatura. O projeto será mensal e é aberto a todo público. Além dos livros, as crianças também podem colorir e brincar de teatro em diferentes ambientes.Próximo ao Centro de Vivência aconteceu o projeto “Leitura no campus”, uma parceria Faculdade de Pedagogia e o Centro de Difusão do Conhecimento da UFJF.  A atividade buscou aproximar as crianças da literatura com livros que ficaram pendurados nas arvores ou presos em um varal. Eva Terezinha, dona de casa, estava com a filha Fernanda de cinco anos e afirmou que o projeto incentivou ainda mais o gosto pela leitura que a filha possui.

Gerson Guedes, informou que a pró-reitoria desenvolve outros projetos que vão além do Campus, como o “Luz da Terra”  que acontece no Cine Teatro Central.  Além disso, o pró-reitor diz que qualquer um pode sugerir um projeto ou procurar a pro-reitoria para participar dos eventos.  O projeto “Som de domingo” acontece nos próximos  dias 20 de outubro, 24 de novembro e 8 dezembro e o “Leitura no campus” realiza no dia 17 de novembro e 8 de dezembro.

Confira um pouco do show.

 

Postado em 14/10/2013

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: