Skip to content

Grupo reúne graduandos, mestrandos e ex-alunos da Facom

O grupo SENSUS- Comunicação e Discurso é uma reunião de professores e alunos da faculdade de Comunicação da UFJF aberto à toda a comunidade universitária, que tem como objetivo o desenvolvimento de pesquisas, leituras, publicações, atividades extensionistas e de laboratório. De acordo com o professor Wedencley Alves, criador do grupo, a ideia de reunir pessoas para discussões surgiu primeiramente de leituras paralelas desde 2009 com os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), que já trabalhavam com pesquisa e módulo de ensino. A base teórica das leituras é a Análise de Discurso, que é uma prática da linguística que visa analisar a estrutura de um texto.

Hoje os encontros de leituras (de Análise de Discurso, em diálogo com diversos autores e áreas de saber) envolvem semanalmente mais de 10 alunos e convidados. Atualmente, há pelo menos 15 membros, alunos e professores, realizando estudos e publicações conjuntas. O grupo conta com interlocutores em diversas áreas: psicologia, psicanálise, teoria literária, linguística e ciências sociais.

O grupo Sensus tem esse nome por conta da palavra latina “Sensus”, que significa sentido e remete à comunicação e discurso, como também ao sentidos do corpo e às sensibilidades. Wedencley Alves destaca que um ponto importante do grupo de discussões é a interdisciplinaridade. Por conta disso, o grupo conta com alunos de graduação e pós- graduação de diversos cursos como Ciências Sociais, Educação Física e Serviço Social, além de ex-alunos e egressos de outras instituições. Lembrando que nem todos desenvolvem projetos de pesquisa em conjunto. Ou seja, os participantes dos ciclos de leitura não são necessariamente os mesmos que participam das pesquisas de grupo.

“A partir de grandes temáticas. Neste momento, estamos discutindo sujeito, corpo e espaço, a partir do ponto de vista discursivo sempre, mas com diálogos com vários pensadores e áreas teóricas. Por conta desta amplitude temática, não é difícil que aqueles provenientes das áreas humanas e sociais se identifiquem com as discussões”, destaca Wedencley.

O jornalista Hélio Rocha, graduado em comunicação pela UFJF, é um dos integrantes do grupo de leituras. Hélio conta que participa das discussões em torno da Análise de Discurso desde quando fez seu projeto final de curso e precisava de um fundamento teórico. “Participo do grupo principalmente para não perder o contato com a academia, além de permitir que eu mantenha certa reflexão sobre o mundo e a minha profissão, de forma mais subjetiva, fugindo ao concreto do mercado de trabalho e à objetividade do jornalismo diário”.

No final: A estudante de comunicação Isabella Lourenço, que está no oitavo período do curso, e participa do grupo desde 2012, conta que fazer parte desse projeto a enriqueceu não só profissionalmente como pessoalmente.“As atividades do grupo trouxeram novas questões para o meu dia-a-dia, além de enriquecerem meu senso crítico. Além disso, o grupo trabalha temas que dialogam diretamente com a minha pesquisa, trazendo uma rica contribuição para meu projeto”.

Pra quem estiver interessado em participar dos laboratórios e leituras que acontecem no grupo Sensus, confira no site as atividades.

Divulgação das leituras do grupo SENSUS durante o 1º semestre de 2014

Divulgação das leituras do grupo SENSUS durante o 1º semestre de 2014

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: