Skip to content

Você respeita os direitos dos idosos?

A expectativa de vida do brasileiro aumentou. Com os idosos vivendo mais é necessário a garantia que seus direitos sejam preservados.

Publicado por Jessica Lobato, em 12/04/2014

direito-dos-idosos1No Brasil, a expectativa de vida é de 68,9 anos (IBGE, 2002). Já em Juiz de Fora os idosos têm uma expectativa de vida maior que a nacional, na cidade a média dos idosos é de 78,2 anos. (Dados da prefeitura municipal) Com tantos idosos na cidade, vale a pergunta: Os jovens estão respeitando os direitos dos idosos?

Entre os direitos previstos em lei, temos a preferência nas filas, a meia-entrada em eventos, a vaga de automóvel reservada ao idoso, a gratuidade e preferência aos assentos nos ônibus, entre outros. Nossa reportagem saiu pelas ruas da cidade para saber o que os idosos têm achado do comprimento dos seus direitos. A maioria dos idosos percebe, que muitos direitos ainda são ignorados pela população

Assista o vídeo a seguir e confira

O que os idosos dizem

Segundo o aposentado, José Cordeiro Passini, hoje em dia existem as leis, mas muitas não são cumpridas. Para a aposentada Delizete Izidoro, a situação já foi pior mas o respeito precisa melhorar. O aposentado, José Alberto Lobato acredita que as leis têm sido cumpridas. Já o aposentado Fábio José Afonso, afirma que há um desrespeito muito grande na cidade, e que já teve seus direitos desrespeitados. Conversamos com o vereador e presidente da comissão do direitos dos idosos, Isauro Calais, que disse que providências para a assistência da terceira idade, estão sendo implantadas na cidade.

SAM_1383

José Cordeiro Passini

SAM_1382

Fábio José Afonso

 Uma das mais freqüentes reclamações ouvidas pela cidade, diz respeito sobre a falta de respeito dos motoristas de ônibus. Segundo um dos entrevistados, Fábio José Afonso, o motorista teria passado direto e deixado o aposentado esperando no ponto. Falamos com o presidente da comissão dos direitos dos idosos, o vereador Isauro Calais. Segundo o vereador, já está sendo programada uma “blitz” nos ônibus municipais.

Escute o áudio do depoimento completo aqui

Para quem quiser ter informações mais detalhadas sobre os direitos dos idosos, foi lançada na câmara essa semana, a segunda edição do catálogo com 39 leis e três resoluções  com ênfase nos direitos da terceira idade. Qualquer cidadão pode ir até a câmara, e conferir o seu folheto. As leis  do catálogo abrangem áreas como: transporte, educação, saúde, esporte, assistência social, acessibilidade, cultura e habitação.

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: