Skip to content

Ano letivo de 2014 na UFJF começa com RU fechado por greve de servidores

Rafaela Carvalho

Postado em 19/03/2014

Na segunda (17) começaram as aulas do primeiro semestre letivo de 2014,  e a greve dos  servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A paralisação é por  tempo indeterminado e tem a adesão de cerca de 80% dos servidores responsáveis pelo funcionamento da Biblioteca Central, Central de Atendimento, Restaurante Universitário e transporte interno no campus. O comando de greve é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf).

O não funcionamento da maioria dos setores de atendimento gerou transtornos para alunos da Instituição, que começam a frequentar as aulas, mas precisam procurar meios alternativos para resolver pendências na própria universidade. Considerado como um dos serviços mais importantes para os alunos, o Restaurante Universitário não abriu nesta segunda e terça feira, o que  trouxe insatisfação para aqueles que precisam passar o dia todo no campus.

O estudante de Ciências Exatas e bolsista da UFJF Vinicios Nogueira concorda com as reivindicações dos servidores, mas acredita que os alunos não deveriam sair prejudicados. “Eu concordo com a greve dos servidores, mas a paralisação do Restaurante, por exemplo, prejudica muito os alunos. Eu, que moro em Juiz de Fora para estudar e fico o dia inteiro no campus, não tenho como almoçar em outro lugar por causa da localização do campus e do alto valor em outros restaurantes.”

O estudante de Engenharia Lucas Vieira tem dúvidas com relação aos resultados da paralisação e acredita que os alunos saem prejudicados. “Apesar da comida do RU não ser muito boa, é a que nós estudantes podemos pagar. O nosso intervalo de almoço é muito curto pra ir ao centro, onde tem restaurantes mais baratos. É ainda mais complicado porque coincide com o primeiro mês do semestre, quando costumamos comprar  nosso material e ter mais gastos.”

A expectativa dos alunos é de que a greve não dure muito tempo e que os serviços voltem aos poucos, a começar pelo Restaurante Universitário. Segundo o Coordenador Geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, não existe nenhum acordo com relação ao funcionamento do Restaurante Universitário. “Por enquanto, a ordem é que os dois RUs (Restaurantes Universitários) continuem fechados. No momento não tem nada conversado sobre isso. A paralisação é total.”

Entenda as reivindicações dos servidores

Em 2012, quase três mil servidores federais entre técnico-administrativos, funcionários e professores da Universidade Federal de Juiz de Fora aderiram à greve nacional da categoria que durou cerca de quatro meses.

Segundo o Coordenador Geral do Sintufejuf, Paulo Dimas, o acordo que deu fim à greve de 2012 não está sendo cumprido integralmente, e, por isso, uma nova paralisação se inicia.

“O nosso eixo de luta é o aprimoramento da nossa carreira, o retorno da nossa data base, isonomia entre os três poderes, paridade total entre ativos e aposentados, ascensão funcional e o mais importante, o cumprimento integral do acordo da greve 2012″, explica Dimas.  O coordenador do sindicato dos servidores acrescenta que a paralisação também tem como objetivo a revogação da lei Ebserh. A aprovação pela adesão do Hospital Universitário à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares aconteceu em abril de 2013 e causou polêmica entre os servidores da UFJF, contrários à medida.

O acordo que encerrou a greve de 2012 garantia abono percentual para incentivos à qualificação dos profissionais, assim como reajuste salarial e novas regras para capacitação dos servidores, mas o Sintufejuf alega que os ajustes não foram feitos até o prazo definido.

Ouça o áudio completo da entrevista com o Coordenador Geral do Sintufejuf, Paulo Dimas.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: