Skip to content

No Ar! Rádio Facom reúne alunos em torno do microfone

Felipe Reis – 11/06/2014

 

A Rádio Facom 103,9FM é uma emissora de rádio experimental, com o alcance de sinal limitado à parte da cidade alta, e tem todo o seu conteúdo produzido por alunos da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Além da participação em programas já existentes, os interessados podem trazer projetos e apresentar novas ideias para a rádio.  Com o funcionamento de segunda à sexta, das 08h às 22h, o estúdio recebe todos os dias, aproximadamente, 50 alunos que fazem parte de, pelo menos, um programa exibido.

Os bolsistas auxiliam no gerenciamento e funcionamento da rádio juntamente dos alunos que participam dos programas. A equipe que trabalha na Facom 103,9FM conta com a supervisão de professores ligados ao departamento, que ministram disciplinas do curso de Comunicação voltadas para o rádio, entre elas: Roteiro em Rádio; Técnica em Rádio; Prática em Rádio; e Técnica e Produção em Rádio, mais conhecida como o “Mergulhão de Rádio”.

Ouça, clicando no link abaixo, uma parte da entrevista com o professor Álvaro Americano, que leciona disciplinas ligadas à prática do radiojornalismo  desde o ano de 1996, e é um dos professores de Técnica e Produção em Rádio. Neste trecho, ele destaca as principais características da Facom 103,9FM.

Atualmente, há três atrações diárias, fixas na Rádio Facom. A primeira é o programa jornalístico “Reporter Facom Primeira Edição”, produzido pelos alunos da disciplina de Técnica e Produção em Rádio, com exibição entre 8h30min e 10h30min. Na faixa da tarde, mais precisamente às 17h, o esporte entra na grade com o “Resumo Esportivo”, programa que recebe alunos de todos os períodos da faculdade de comunicação, e reúne informações, principalmente, sobre o futebol. Logo após, às 19h, começa o “Repórter Facom Edição da Noite”, também produzido pelos alunos de Técnica e Produção em Rádio, do curso noturno.

No trecho a seguir da entrevista abaixo, você pode ouvir o professor Álvaro Americano explicando  a relação dos alunos com a disciplina Técnica de Produção em Rádio (Mergulhão de Rádio) e como é realizada a produção diária do programa “Repórter Facom”.

20140610_182353

Laboratório de Rádio. Produção do “Repórter Facom”. Foto: Felipe Reis

Durante a semana, outros programas são exibidos, principalmente na faixa de horário da tarde. Normalmente, são atrações criadas por alunos de diferentes períodos, com duração média de uma hora, e abrem espaço para experimentação e criação no rádio. Na atual grade de programação da Facom 103,9, os programas que cumprem esse papel são:

Culturama” – voltado para a divulgação cultural da cidade, exibido às terças-feiras, 13h;

Musicpédia” – programa informativo sobre música, com informações sobre os artistas e os sucessos da atualidade, vai ao ar às quartas-feiras, 13h;

“Tributo Facom” – especial sobre uma banda nacional, com espaço para bandas locais e entrevistas, exibidos às sextas-feiras, 16h;

Jardim do Rock” – programa semanal mais antigo da grade de programação, dedicado ao rock clássico, exibido às sextas, 13h ,

Tamborzão da Facom” – ligado ao funk, mostra as novidades e curiosidades sobre os Mc’s, cantores, com uma hora de duração, sexta-feira, 14h;

Futebol Total” – dedicado ao futebol internacional, programa que reúne os alunos fanáticos pelo esporte, vai ao ar na quinta-feira, 13h.

Para acompanhar online a programação da Rádio Facom, através do Internet Explorer, é só clicar aqui.

20140610_182420

Ao vivo no estúdio. No ar: Resumo Esportivo. Foto: Felipe Reis

Novos programas, novas ideias

Para quem quer participar de um programa, ou até mesmo elaborar uma nova atração, a Rádio Facom disponibiliza um horário, marcado com antecedência, para gravações de vinhetas, pilotos, juntamente com os bolsistas, auxiliando na produção. Após a gravação dos pilotos, a nova atração é exibida para os professores, que avaliam o dia e horário ideal para a exibição.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: