Skip to content

Paixão pela arte

Grupo de juiz-foranos organiza excursão para visitar os trabalhos de Ron Mueck e Salvador Dalí no Rio de Janeiro.

Repórter: Valéria Fabri

Postado em: 02/06/2014

As pessoas enfrentam fila na entrada do MAM

As pessoas enfrentam fila na entrada do MAM

A paixão pela arte é tão grande que um grupo de juiz-foranos não mediu esforços para ver os trabalhos de dois grandes artistas internacionais. As obras de Salvador Dalí e Ron Mueck, atualmente em exposição no Rio de Janeiro, levaram artistas de Juiz de Fora a organizar uma excursão e ficar horas em pé na fila para entrar em contato com o mundo surrealista de Dalí e o realista de Mueck.

A excursão reuniu um grupo de alunos do curso de Artes da UFJF, além de parentes e amigos. Organizador da excursão o professor de artes Lucas Nascimento Menezes conta que a ideia surgiu, também, da vontade de reunir os antigos amigos de faculdade “A ideia de realizar essa excursão veio quando vi uma propaganda sobre a exposição do Ron Mueck na Internet. Quando soube, comentei com dois amigos de faculdade que também queriam ir ao evento, pensamos então em reunir nossos antigos colegas de turma para irmos todos juntos”.

A artista juiz-forana Joviana Fernandes acredita que entrar em contato com grandes é essencial para a formação dos alunos do curso de Artes. “Estar em contato com a obra torna a experiência que antes estava relegada a livros ou imagens disponíveis na internet algo vivo e real, e isso faz toda a diferença”.  Ainda segundo a artista, vivenciar o mundo da arte não é importante apenas para quem está estudando a área “Habituar os mais diversos públicos a experienciar a arte é um fator fundamental para aproximar a arte da vida. Sem o público, uma obra nunca chega a completar-se de fato. Creio sinceramente que o incentivo à visita de exposições é um fator crucial para que a arte esteja mais presente na vida das pessoas, e que possa ser, não artigo de luxo de um grupo seleto, mas parte importante da vida de todos”.

 

 

O cenário cultural de Juiz de Fora

Para Lucas, apesar de existir um crescimento da cidade em torno, também, da cultura, ainda existem poucos investimentos e incentivos aos artistas locais “a cidade ainda investe muito pouco nesta área, não sei a razão ao certo, mas estamos muito aquém nos investimentos culturais se compararmos a outras cidades do mesmo porte e por este motivo perdemos muitos artistas que preferem migrar para as grandes metrópoles atrás de seus sonhos”.

Joviana ressalta a dificuldade que os jovens artistas da cidade encontram para divulgar e expor o seu trabalho “muitos jovens artistas encontram dificuldade de expor trabalhos, ou mesmo encontrar exposições e eventos culturais para participar ativamente ou visitar. Outro problema está em, quando acontecem tais eventos, a divulgação não é tão forte, fazendo com que muitos nem tomem conhecimento do que estará acontecendo efetivamente na cidade”. Entretanto, a artista considera que o interessa pela arte vem crescendo “percebo, no entanto, que o interesse por exposições e outros atrativos culturais tem crescido, e espero que isso ajude a termos mais coisas do tipo acontecendo em Juiz de Fora”.

Apesar disso, uma pesquisa recente apontou que o interesse dos brasileiros pela cultura ainda é baixo

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: