Skip to content

Fotografia livre em tela no MAMM

Antanas Sutkus,  um dos maiores fotógrafos da atualidade, tem seus trabalhos expostos no espaço cultural da UFJF.

Matheus Engenheiro

Publicada em 09/10/13

“Será que a observação do dia a dia é uma forma de meditação aberta para todos nós?

Será que eu sei viver o aqui e o agora? Será que percebo quão poderoso o tempo é?”

Este slideshow necessita de JavaScript.

A beleza e a força do cotidiano de um povo em fotografias: o artista Antanas Sutkus viveu e registrou a realidade da União Soviética. Mesmo de um ponto de vista tão próximo, interno, o trabalho se mostra politicamente independente. Dessa forma, o fotógrafo extrai daquele contexto, além de toda dureza da política da época, a humanidade. São pessoas reais, realizando suas atividades normais: sorrindo, caminhando, trabalhando, brincando. Até a década de 90, essas fotos não haviam sido publicadas; uma opção de Antanas, como reação à censura de uma de suas obras premiadas.

Até o dia 3 de novembro, o Museu de Arte Murilo Mendes recebe uma exposição do fotógrafo que reúne cerca de 100 imagens que já impactaram o público que compareceu. Confira o vídeo

Antanas Sutkus, que nasceu em 1939, na Lituânia, é considerado um dos maiores fotógrafos vivos do mundo. Chegou a ser denunciado no Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética, em razão do forte apelo psicológico presente em sua obra. Segundo o curador da mostra, Luiz Gustavo Carvalho, o fotógrafo se destaca pela capacidade de capturar o estado de alma dos modelos. “Escapando da censura política, ele descreveu a vida cotidiana de uma maneira justa, meiga, de vez em quando irônica, sempre forte, fugindo de qualquer sistema ou influência”.

A exposição “Antanas Sutkus: um olhar livre” está na galeria Convergência do MAMM (link), que funciona de terça a sexta de 9h às 18h e de sábado a domingo das 13h às 18h.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: