Pular para o conteúdo

13 anos de Acesso na Facom

Postado por: Júlia Fracetti

11/06/2014 às 02:07

A Acesso Comunicação Júnior é a Empresa Júnior da Faculdade de Comunicação da UFJF. Hoje a empresa é bastante reconhecida na UFJF e no Movimento Empresa Júnior. Mas nem sempre foi assim. Há 13 anos, os alunos fundadores da Acesso passaram por muitas dificuldades para estabelecer uma empresa júnior na Facom.

Kelly Scoralick foi vice-presidente da primeira gestão da Acesso. Ela conta que ideia de fundação da Acesso começou bem antes de 2001. “Um grupo de estudantes que acompanhava a iniciativa de sucesso da Campe Consultoria Júnior – empresa Júnior das Faculdades de Economia, Administração e Ciências Contábeis da UFJF – e de outras similares em universidades diversas, resolveu dar o pontapé inicial para a criação da Acesso”, diz.

Membros da 1ª gestão reformando a nova sede da Acesso

Membros da 1ª gestão reformando a nova sede da Acesso (Foto: Kelly Scoralick)

Segundo ela, o objetivo de uma Empresa Júnior da Facom era justamente ter mais um local de aprimoramento na faculdade dos conhecimentos aprendidos em sala, aliados ao espírito empreendedor comum ao Movimento Empresa Júnior. Na época a Facom já oferecia experiências na Rádio Facom e na Produtora de Multimeios.

Kelly comenta que o processo de criação foi longo, trabalhoso, cuidadoso e árduo. “Foram necessários estudos para elaboração do estatuto da empresa e outras questões legais. Também era necessária a viabilização de um espaço físico para a empresa junto à Faculdade de Comunicação. Era preciso ainda apresentar a proposta de criação da Acesso junto ao corpo docente e aprovação da mesma”, completa.

Depois da burocracia, os alunos foram em busca de verba para a reforma de um espaço físico cedido pela Facom para ser a sede da empresa: um banheiro desativado que ficava próximo ao xerox da unidade. Até então, as reuniões eram feitas nas casas dos membros.

Foto na nova sede pronta. Kelly Scoralick)

Foto na nova sede pronta. (Foto: Kelly Scoralick)

Kelly conta que “a dificuldade inicial foi conseguir afirmar a importância da Empresa Júnior para a Faculdade de Comunicação, não só para o corpo docente, mas para os alunos, uma vez que o trabalho não remunerado era alvo de críticas.” Outro desafio foi lidar com a inexperiência no trabalho. “Para nós – os primeiros juniores – as atividades e o mercado também eram desconhecidos. A aceitação dos clientes veio aos poucos e junto, a satisfação.”

Passado 13 anos e 26 gestões, a Acesso está muito bem posicionada entre as Empresas Juniores da UFJF, sendo uma das mais antigas, e também uma das mais ativas no Movimento Empresa Júnior.

A atual presidente da Acesso, Eloá Lemos, comenta que a empresa sempre esteve presente desde quando começou a ser estruturado o Núcleo de Empresas Juniores da UFJF. “A Acesso é uma empresa muito forte pela nossa maior vivência, a gente já tem essa estruturação maior e que já é de bastante tempo, então a gente também acaba auxiliando as novas empresas que estão surgindo, oferecendo um suporte”, completa.

Foto: Facebook Acesso Comunicação Jr.)

(Foto: Facebook Acesso Comunicação Jr.)

Eloá comenta que o ponto forte da empresa é a capacitação de pessoas. “A gente vive na Acesso uma experiência transformadora, tanto pessoal, quanto profissionalmente. Todo mundo sai de lá mudado, porque a gente aprende a lidar com diversas situações e a desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos.”

Mesmo há bastante tempo na faculdade, Eloá destaca uma falha no relacionamento da Acesso com a Facom. “Desde há algumas gestões a gente tenta engajar mais com os outros núcleos, com os professores e funcionários. A gente já tenta trazer para todos eles pra perto da gente, pra mostrar quem somos e, principalmente, que a gente faz parte da faculdade.”

No início de sua fundação, a Acesso recebia pouco apoio dentro da Faculdade tanto em relação aos professores quanto aos alunos. Hoje, Eloá comenta que esse relacionamento melhorou muito, mas ainda não é o ideal. “Nós sempre estamos buscando melhorar o relacionamento com a Facom, a gente faz de tudo para melhorar essa troca, esse intercâmbio da Acesso com a faculdade”.

Foto: Facebook Acesso Comunicação Jr)

(Foto: Facebook Acesso Comunicação Jr)

 

Pra quem passa na faculdade e vê a Acesso em uma pequena sala e acha que ela é apenas aquilo está muito enganado. O Movimento Empresa Júnior (MEJ) é muito forte e abrange o Brasil inteiro.

A presidente da 26ª gestão da Acesso, Eloá Lemos, fala em entrevista sobre a importância do MEJ para a Acesso, para a Facom e para os membros.

Deixe um comentário

Deixe um comentário