Skip to content

Fundação Hemominas sofre com dificuldade de doações

 por Vaninah Black 05/05/2014

Doar sangue é um ato que nem todos podem fazer devido a restrições como doenças sanguíneas, peso inferior recomendado.Aos que podem . O período  em que o doador ou doadora podem, ´de 3 em 3 meses o homem, e de 4 em 4 meses a mulher. Neste período de outono a frequência de doação diminui. De acordo com a assessora de imprensa da fundação Regina Vasconcelos “Nos últimos dias, o comparecimento de doadores, principalmente RH Negativos, diminuiu 40% em todo o estado, diminuindo, consequentemente, os estoques desses grupos sanguíneos. O Sangue é material perecível e tem prazo de validade, portanto as doações devem ser contínuas”

Na semana retrasada houve reclamações( veja aqui) de alguns doadores na demora do atendimento.  O  motorista Vander Maurício que há quatorze anos é doador frequente, confirma a demora ” Sempre demorou o atendimento, tem dias que nem atende, principalmente no sábado quando o povo do interior ‘tá’ aqui”.

A Hemominas atende cidades da região de Juiz de Fora como Matias Barbosa, Rio Pomba,Guarani, Bicas. Em resposta a essas reclamações, Regina diz que  não é só um motivo para estas demoras “São vários os fatores, entre eles a grande demanda por coletas fora do município, o que diminui as equipes disponíveis para o atendimento local.” Regina ainda explica que o doador ou doadora, pode estar fazendo um agendamento que  pode ser feito pelo telefone 155 sem qualquer custo, e isso facilita na agilidade do atendimento.

Mesmo com essas reclamações, a assessoria considera suficiente as 21 unidades de hemocentros existentes no estado.

“O número de hemocentros no estado de Minas Gerais é  suficiente para atender à demanda, pois a hemoterapia aqui no Brasil, é regional e, em Minas Gerias, a gestão dos estoques é de toda a rede de hemocentros e unidades da Hemominas (…)  O custo de manutenção de um hemocentro é alto e precisa da participação da União, do Estado e da Prefeitura Municipal local.”

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: