Skip to content

“Então, não é natal….”

Este slideshow necessita de JavaScript.

Postada por Luana Alencar,

06/01/2014

O natal que para muitos é repleto de significado, para outros é apenas um dia comum. Árvores, enfeites, pisca-piscas e todo ritual de troca de presentes e simbolismos não fazem diferença na vida de algumas pessoas.

Por ser uma festa, originalmente, de conotação religiosa, a maioria das pessoas que não comemoram essa data, o fazem por pertencer a uma religião não cristã. É o caso dos muçulmanos. Esses têm como profeta Maomé, ou “Muhammed” como dizem. No Alcorão, livro que professam a fé, está escrito: “Segui o que vos foi revelado por vosso Senhor e não sigais outros protetores em lugar d’Ele. Quão pouco meditais! Al-Araaf: 3”

1457577_10153473024215454_1548212337_n

Sarah El Etribi (arquivo pessoal)

O natal que comemoram é o dia do nascimento do profeta Maomé e é muito parecido com o natal dos cristãos. Há troca de presentes, ceia e alguns chegam a enfeitar mesquitas. Em muitos países árabes o dia de Maomé é feriado nacional. Para outros árabes comemorar o dia de Maomé dessa forma é contrário àquilo que ele ensina: “Aquele que imita um povo, se torna um deles”. “E diz: “Diferenciem-se dos politeístas”; especialmente no que se refere às práticas religiosas de cada povo”.

Sarah El Etribi mora no Egito e esteve em 2012 no Brasil, a trabalho. Trabalhou seis meses e não chegou a passar o natal no Brasil. Confessa que, mesmo não acreditando no natal cristão, foi assistir a uma celebração natalícia com seus amigos cristãos e até ajudou a decorar uma árvore de natal, no Egito.

Para os testemunhas de Jeová, o natal também não é motivo de comemoração. O por quê Josimar Arruda explica. Ela conta que o natal é de origem pagã, onde o deus sol era cultuado nessa data. Josimar relata que quando Jesus nasceu, de acordo com a bíblia, os pastores que estavam no campo foram adorar o Messias. Isso prova que Jesus não nasceu em dezembro, pois seria inverno em Belém, nessa época. Também, Jesus morreu com 33 anos e meio e, se ele nascesse em dezembro, não poderia ter essa idade, afirma.

“Não acredito muito no sentimento que as pessoas expõem. Aproveitam a data e as festas pra transparecer algo que, pa

1506727_689416134413518_1663248370_nssado o fim de ano, já acaba” diz Tio Magalhães. O administrador não celebra o natal por que não gosta. Seus parentes e amigos já o entendem e o respeitam. Tito afirma não entrar muito nessa questão com as pessoas, ele simplesmente diz não “ir com a cara” do natal. Para ele os bons sentimentos devem existir todos os dias e não só uma vez no ano.

Miriam Stephani é membra da igreja evangélica Cristã Maranata, onde não comemoram o natal. Ela explica que para eles o verdadeiro natal é Jesus nascer no coração de cada um todos os dias e não uma só vez por ano. Creem, assim como os testemunhas de Jeová, que Jesus não nasceu dia 25 de dezembro. Por ninguém saber ao certo a da data exata do nascimento de Cristo, não comemoram. Miriam acredita que a data virou comercial e as pessoas lembram e celebram muitas coisas e não se lembram do principal: o aniversariante.

Gilmar Santos também é evangélico. Para ele o natal é mais uma data comercial do que religiosa, o que afeta muitas famílias pobres por não terem dinheiro para a  troca de presentes.

Ouça o por quê ele e sua igreja não acreditam que devam comemorar o natal.

Confira as religiões que não comemoram o natal

Os presentes

Faz parte da tradição natalina a troca de presentes. Tito Magalhães conta: “Já ganhei muitos presentes nessa data. Costumo agradecer, e guardar com carinho… Pois independente da data, trata-se de um presente de alguém que se importa com você. Não costumo retribuir na mesma época, mas sempre espero uma ocasião oportuna para presentear a pessoa.”

Miriam Stephani também recebe presentes de familiares no natal e se comporta da mesma forma. Já para Josimar isso não acontece. Ela deixa bem claro para todos os familiares que não troca presentes no natal.

 

Sabe como é a noite de natal dos que não comemoram? Veja mais!

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: