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A nova moda: o que vai fazer sucesso nos pratos

Com o sucesso do “ser saudável” e “cuidar da alimentação”, novas tendências têm aparecido. São as comidas da moda. Pelo que observamos, esses alimentos populares vêm e vão, geralmente de forma bem rápida. A questão é: eles representam realmente novidades científicas que devem ser seguidas ou são apenas produtos de uma cultura da novidade?

Atualmente, os alimentos do momento são a tapioca e os grãos ancestrais (chia, quinoa e amaranto).

O grande trunfo da tapioca é a ausência de glúten. Nos últimos tempos houve uma difusão de informações sobre a Doença Celíaca, condição que torna a pessoa intolerante ao glúten. Com isso, se discutiu os benefícios e prejuízos do glúten ao organismo. A tapioca é feita de mandioca, vegetal que possui bastante carboidratos, mas não possui glúten, diferente dos pães comuns, e nem gordura.

tapioca

Foto: Divulgação

A curiosidade sobre a tapioca é que ela não tem fibras, proteínas e ainda conta com um alto valor glicêmico (de açúcar). Por isso, não é indicada para diabéticos.

Os nutricionistas tem defendido a tapioca como uma boa substituta do pão branco. É uma boa pedida para o café da manhã. Quanto o prato vai ser calórico, depende muito do recheio (geralmente se usa algum tipo de acompanhamento). Uma ideia é escolher acompanhamentos ricos em proteínas e outros nutrientes dos quais a tapioca tem falta.

graos

Foto: Divulgação

Os grãos ancestrais tem chamado bastante atenção, pois prometem ser alimentos simples mas muito bons à saúde. A quinoa é rica em proteínas. Por isso, ela ajuda no ganho de massa muscular e ainda tem propriedades que auxiliam na regulação da glicemia e previne doenças vasculares, diminuindo o colesterol. Ela também não possui glúten. O amaranto também possui alto valor proteico e contribui para a redução do colesterol. Ele se compara ao leite em valor nutricional A chia, o mais famoso dos grãos, é fonte de fibras e ômega 3 e ainda proporciona sensação de saciedade, o que a torna aliada das dietas. Ela também contribui para a prevenção do diabetes. Esses grãos também são chamados de “super grãos”.

Mas será que esses alimentos do momento também tem contra-indicações? Qual a forma correta de incluí-los na dieta?

 

A opinião da nutricionista

 

Segundo a nutricionista Milena Costa, a mudança de hábitos alimentares por “modismo” tem o risco da falta de conhecimento: quando alguém passa a comer algo novo, deve prestar atenção se a nova dieta tem todos os nutrientes necessários para manter a saúde nutricional.

A tapioca é sim uma opção para deixar de comer o pão branco. Ela tem sido usada muitas vezes, por sua digestibilidade ser mais fácil (já que não possui glúten) e por ter menos calorias e sódio. A nutricionista atenta para o fato de o produto ter poucas fibras e, se o recheio não for saudável, os esforços serão em vão. Além disso, é importante lembrar que a tapioca é apenas mais um dos alimentos que podem fazer parte de uma dieta equilibrada: ela é carboidrato e não podemos ingeri-la somente, sem que tenhamos bons hábitos nutricionais e pratiquemos atividades físicas.

Os grãos da moda, amaranto, quinoa, chia, podem ser consumidos, respectivamente, em grãos e flocos, grãos e farinha, grãos, farinha e óleo. Eles são aliados das dietas, pois trazem sensação de saciedade e, por terem muitas fibras, ajudam na eliminação de gordura pelo intestino.

A nutricionista Milena atenta para aqueles que possuem diverticulose: essas pessoas não podem ingerir os grãos em sua forma natural, somente triturados (farinha, flocos e óleo), pois os grãos podem causar a diverticulite (inflamação nas paredes do intestino de quem tem a doença).

Milena ainda comentou sobre como a mídia pode influenciar na criação desses modismos alimentares, o que pode ser positivo ou negativo (se a informação não for completa).

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