Skip to content

Poetas compartilham experiências e poesias na internet

Victor Carneiro

28/05/2014

De um caderno guardado no fundo da gaveta à sites dedicados ao compartilhamento de textos, das páginas dos livros às páginas de web dedicadas somente a poesias – a internet vêm sendo cada vez mais um ponto de encontro para poetas e poetisas amadores. Na divisão da internet em grupos de interesse, os entusiastas no gênero lírico ultilizam-se da grande rede para divulgação das suas obras. “É do escritor e do poeta [essa vontade de] divulgar a sua arte. Não faz sentido você escrever e não partilhar a sua obra, colocar suas poesias na internet é isso: partilhar”, resume a poetisa Isabela Reis, estudante de odontologia na UFJF.

Partilhando textos de autores amadores e profissionais, o site Recanto das Letras se define como uma “comunidade com milhares de escritores publicando poesias, mensagens, crônicas, contos, frases, pensamentos, poetrix, haikais e outros gêneros literários”. Pelo portal é possível criar o seu perfil como autor (com foto, descrição, idade e o seu local)  e divulgar seus escritos em 44 categorias propostas. O site oferece ainda versões pagas de perfil, na “assinatura premium” é possível colocar ilustração, música e galeria de fotos, por exemplo, além de poder fazer o upload de até 10GB por mês e ter um domínio próprio na internet. O custo da assinatura é de 20 reais mensais que podem ser considerados como um investimento, já que através deste plano é possível a criação de uma ebookstore dentro site – ideal para escritores profissionais.

O site Recanto das Letras permite a divulgação de poesias e outros textos pela internet

O site Recanto das Letras permite a divulgação de poesias e outros textos pela internet

Estudante de letras, Bella Cunha acredita que o intercâmbio entre escritores profissionais e poetas de outros estilos é a umas das grandes vantagem do Recanto das Letras. Para a poetisa o site tem uma importância maior do que um espaço de divulgação. “Na verdade, a minha poesia,  nasceu junto com a minha descoberta do Recanto das Letras. Eu antes não escrevia nem me interessava tanto por poesia. Mas, ao ver que os outros conseguiam e como ficava bonito, comecei a escrever. E foi assim, minha poesia já nasceu na internet”, destaca.

Grupos de poetas também se reúnem pelas redes sociais. No facebook os grupos e páginas de poesia se devidem por regiões, estilos e preferências temáticas. Na maior rede social do mundo, destaca-se as poesias concretas e escritas em imagens, que se popularizam entre pessoas que não estão nos grupos. Sendo o imediatismo característica da internet, essas poesias breves, em poucos versos, pode ser um bom recurso para a divulgação da arte lírica. “Compartilho pelo facebook o que acho bonito,o que combina comigo. As vezes vejo uma poesia ou uma foto e lembro de uma determinada amiga ou familiar e posto no mural dela”, relata a aposentada Maria Lúcia Assis.  Em Juiz de Fora, o grupo Sociedade dos Poetas Juizforanos, contava com 356 membros até o fechamento desta edição, escritores e estusiastas de diversas profissões.

De onde vem a inspiração?

"Resolvi deixar de isso lado e permitir que minha poesia passarinhasse por aí" Bella Cunha

Além de divulgar seus textos, Bella Cunha busca inspiração na internet.

A transformação da idéia em poesia passa por caminhos desconhecidos até pelos poetas. A estudante Bella Cunha começou a escrever pelo computador na internet, mas agora, quando a inspiração chega, procura o primeiro papel que estiver na frente para escrever. “Era fixada em aprender uma forma específica de poesia, o soneto. Então eu costumava ’me forçar’ a escrever, mesmo quando eu não estava tão inspirada, para me aperfeiçoar”, completa a poetisa.

Para outra amante da poesia, Isabela Reis, a internet é uma grande inspiração, além de meio de divulgação. Na web ela consegue ler textos de outros poetas e autores que mais gosta. Confira a entrevista completa:

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: