Pular para o conteúdo

Tradições de Fé

 

                     Postada em 16/04/2014 as 11:00. Por Jéssica Pereira

Atualizada em 14:00


Teatro da Paixão de Cristo, dia 18 de abril as 19 horas no Teatro Pró Musica.

Teatro da Paixão de Cristo, dia 18 de abril as 19 horas no Teatro Pró Musica.

 

As celebrações da Semana Santa são ricas em símbolos, cores litúrgicas, textos bíblicos e celebrações que ressaltam para a grandeza do mistério Salvífico de Jesus Cristo.

A semana santa em Juiz de Fora, conta com uma diversificada programação, como ressalta o Mons. Antônio Cornélio Viana “A semana vai ser de varias celebrações, confissões, missas de entrega, e a tradicional Via sacra, que vai percorrer pelas quinze estações, meditando os acontecimentos desde o momento em que Jesus foi condenado a morte, ate a sua gloriosa ressurreição”.

O trânsito da cidade sofrera interdições até domingo (20). Confira a agenda completa de celebrações e os locais aonde o transito sofrera modificações. 

 

 

 A importância na fé católica.

Para os praticantes da religião este momento é de grande devoção e agradecimento, como nos conta o ministro eucarístico Messias Costa. “A Semana Santa é muito importante para que nós estejamos preparados para este importante momento celebrado pela Igreja”.

Confira a entrevista completa.

 

Para a estudante Stefany Vieira, este momento é o ápice da sua fé. ” A semana santa não só a celebração da morte de Jesus Cristo, mas principalmente celebramos a sua pascoa, sua ressurreição. E é exatamente a ressurreição que é o ponto de ligação com a nossa fé.”

 

Confira a entrevista completa.


 

 

O teatro da Paixão de Cristo é um dos espetáculo mais aguardado pelos fiéis.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

O teatro é a forma artística realizada por muitas paróquias de Juiz de Fora com o intuito de recordarem e refletirem sobre a morte de Cristo por amor a humanidade. “Os teatros são maneiras de anunciar a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, núcleo central da nossa fé”, afirma o Mons. Cornélio.

Em Juiz de Fora, o principal teatro da Paixão de Cristo vai ser apresentado no Teatro Pró Musica na próxima sexta feira dia 18 às 19 horas. O grupo já encena a Paixão de Cristo na cidade há 19 anos, e conta com 80 pessoas envolvidas, entre produção, musica, encenação, dança e figuração.

Algumas novidades foram incrementadas ao longo de toda essa historia, como a participação de pessoas de outras religiões, inovações na infraestrutura, e melhorias técnicas, é o que destaca o diretor de elenco do grupo, Carlos Figueiredo.

                   

Carlos Figueiredo encenando os guardas romanos. Teatro da Paixao 2013. Foto: Arquivo Pessoal.

Carlos Figueiredo encenando os guardas romanos. Teatro da Paixão 2013. Foto: Arquivo Pessoal.

                            “O teatro é a oportunidade da memória da paixão de cristo, é celebrar a passagem de Cristo em tudo que ele viveu e fez por nós, e manter acesa essa tradição da semana santa e as celebrações bíblicas. A peça esse ano tem um caráter mais profissional e conta com a junção de varias religiões.

 

     Confira a entrevista completa sobre a historia dos 19 de teatro.

 

A aceitação e participação de pessoas de outras religiões no teatro deste ano, é um dos fatores especiais desta edição, ressalta Carlos. Escute o áudio sobre esse assunto.

 

 

 

 


 

Fotos dos ensaios.

Este slideshow necessita de JavaScript.


 

O empresário Edmilson Araujo encena o personagem Jesus a mais de 10 anos, e nos conta ser uma tarefa árdua, de muita responsabilidade, mas algo que ele faz com muito carinho, respeito e gratidão.

“O publico se identifica com o Cristo morto na Cruz, com o sofrimento dele, das lágrimas, suas dores. Esse momento remete muita emoção, tanto pra mim, quanto para o publico. Faço essa representação com muito orgulho e gratidão, edifico mais ainda minha fé” explicou.

Edmilson interpretando a crucificação de Jesus. Foto: Arquivo Pessoal

Edmilson interpretando a crucificação de Jesus. Foto: Arquivo Pessoal

 

Confira o áudio da entrevista.


 

Essas tradições podem ser vistas como práticas da piedade popular, muito presente na religião católica. Mas de acordo com o Mons. Antônio Cornélio, todas as religiões exaltam essa data, pelo grande valor que é dado a este momento santo.

“É a ocasião de todos manifestarem sua fé, seja de qual maneira seja mais conveniente, e lembrarmos sobre todo o sofrimento que Jesus teve por causa da maldade humana. É a hora de refletirmos nossos atos diários, e tentarmos corrigir tudo isso, e fortalecer nossa fé”.

Algumas das tradições catolicistas são transportadas a gerações, como a Missa de Ramos, Missa de Lava Pés, Jejum e abstinência de carne vermelha na sexta feira santa, e a Vigília Pascal no domingo de ressurreição. Seja qual for à religião, a data traz consigo muita tradição e esperança.

 


 

Saiba mais informações sobre a semana santa de Juiz de Fora.

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário