Skip to content

Estabelecimentos da cidade lucram participando de festivais gastronômicos

Leonardo Alves, Postado em 07 de maio de 2014

Juiz de Fora tem ganhado destaque no que diz respeito à gastronomia. A cidade tem participado de alguns festivais gastronômicos ao longo do ano que sempre movimentam os bares e restaurantes. De pratos sofisticados até comida de buteco, os juizforanos tem tido várias opções de conhecer e saborear as apostas dos estabelecimentos da cidade. Os festivais mais conhecidos em Juiz de Fora e região são o Comida di Buteco, o JF Sabor e o Brasil Sabor. Este último foi lançado na cidade nesta semana e vai se estender até o dia 25 de maio.

"Participação é altamente rentável para o estabelecimento", disse Rodrigo Lama, diretor de compras do Estação Grill.

“Participação é altamente rentável para o estabelecimento”, disse Rodrigo Lama, diretor de compras do Estação Grill. (Foto: Leonardo Alves)

Os bares e restaurantes da cidade só têm a lucrar participando destes tipos de festivais gastronômicos. Rodrigo Lama, diretor de compras do Estação Grill – que participou de todas as edições  do Brasil Sabor e do JF Sabor – diz que o aumento na clientela é perceptível. “Só temos a ganhar ao participar de festivais gastronômicos. O número de clientes nesses períodos chega aumentar em 30% e a participação é altamente rentável para o estabelecimento. A visibilidade que passamos a ter com os festivais é muito grande”, disse Lama.

Mauro Antônio Pereira, proprietário do Bar do Brejo, vencedor do Comida di Buteco 2013, também destaca a participação nos festivais gastronômicos. “Nossa clientela aumentou bastante desde que fomos campeões no ano passado. Pode-se dizer que tivemos um aumento de cerca de 50% no público. A divulgação e o destaque foram excelentes, pois mesmo nosso bar sendo distante do centro da cidade, as pessoas vinham até aqui só para experimentar o prato. Só tivemos a ganhar em todos os sentidos”, afirmou Mauro. O Bar do Brejo venceu o concurso do ano passado com o petisco Dupla do Brejo, uma combinação de moelinha e linguiça, servida com pãezinhos.

Dupla do Brejo, prato vencedor do Comida di Buteco 2013 (Foto: Reprodução/Acessa.com)

Dupla do Brejo, prato vencedor do Comida di Buteco 2013 (Foto: Reprodução/Acessa.com)

Para Marcos Henrique Miranda, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Zona Mata (Abrasel-ZM), o objetivo da organização de festivais gastronômicos em Juiz de Fora é incentivar a novidade na criação dos pratos. “É um momento de estimular os clientes a conhecerem novos pratos e também um incentivo para que estabelecimentos os sempre se renovem. Os clientes gostam de novidade e a gente tenta incentivar isto com os festivais. Sabemos também que há um incremento efetivo no faturamento das casas participantes”, declarou o presidente da Abrasel-ZM. Ouça a entrevista na íntegra:

 

Brasil Sabor 2014

O Brasil Sabor está acontecendo em Juiz de Fora neste mês até o dia 25 de maio. Ao todo são dezoito estabelecimentos participantes da cidade. O festival organizado pela Abrasel e que acontece simultaneamente em diversas cidades do Brasil, há nove anos, fazendo parte do calendário de eventos gastronômicos do país. Em 2014 o tema é “O Brasil inteiro pedindo mais um”, em alusão à Copa do Mundo no país.

“O interesse é que este festival ganhe espaço e seja semelhando ao JF Sabor. Estamos trabalhando ano a ano para que o Brasil Sabor seja a versão do primeiro semestre do JF Sabor”, afirmou o diretor da Abrasel-ZM, Marcos Henrique Miranda.

Festival Gastronômico Brasil Sabor acontece na cidade (Foto: Reprodução)

9ª edição do Festival Gastronômico Brasil Sabor acontece na cidade (Foto: Reprodução)

Ainda segundo o diretor, o diferencial do festival este ano é a parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), que está organizando um concurso cultural “Beba com descontração – Ganhe Viagens para a Serra Gaúcha”. Os clientes que frequentarem os restaurantes participantes do Brasil Sabor podem concorrer a cinco viagens com acompanhante para a Serra Gaúcha. As informações sobre como participar do Concurso serão divulgadas pelos estabelecimentos durante o período de realização do Brasil Sabor. As melhores respostas serão escolhidas por um júri da Ibravin. Mais informações no site do evento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: