Pular para o conteúdo

Juiz de Fora terá o IPTU mais caro este ano

Por Rômulo Rosa

Publicada  12/01/2014

A Sigla IPTU significa Imposto Predial Territorial Urbano e implica na questão de que todos os cidadãos que possuem em seu nome registrado um bem de propriedade urbana, terão de pagar tal imposto. É importante mencionar que na teoria  o IPTU é usado não só para angariar fundos para a prefeitura, mas também para viabilizar obras de melhorias em diversos setores que precisam ser melhorados na cidade, assim como na saúde, educação, estradas e rodovias, além de outros.

Técnicos da Secretaria Municipal de Fazenda e da Procuradoria do Município se reuniram na quarta-feira passada dia 8 de janeiro, para discutir alterações na lei de parcelamento do Imposto  IPTU em Juiz de Fora. Ficou decidido que  quem optar por quitar o imposto à vista tem até o dia 10 de fevereiro para efetuar o pagamento com 8% de desconto. A outra opção é o parcelamento em até dez vezes com vencimento nos meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro, segundo as primeiras informações da assessoria de comunicação.

Aumento do IPTU

E neste ano o juizforano vai pagar  mais caro o IPTU. Isso porque  no dia 13 de Dezembro de 2013 o Prefeito Bruno Siqueira junto com a Câmara dos Vereadores, aprovou o reajuste de 5,77%. O valor equivale à inflação registrada nos últimos 12 meses, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) . Ele  terá correção por meio de decreto do Executivo. A Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) também foi reajustada em 5,77%.

Juiz de Fora

José Maria de Castro, morador do bairro Santa Luzia, tem quatro imóveis de aluguel e esta preocupado com  o reajuste do IPTU. “Esta noticia é bem ruim porque não é só o IPTU que temos que pagar existem outras contas também.Acho se tiver o aumento também tem que ter melhorias na cidade.”

A assessoria da Câmara Municipal, informou que o aumento esta de acordo com a inflação e que não foi maior se comparado  aos outros municípios mineiros.Ela ainda informou que serão mantidas as reduções parciais para os imóveis qualificados como C e D, instalados em áreas carentes do município, conforme explicou a assessoria de comunicação da Câmara. O grupo C é composto por imóveis não residenciais e residenciais até 111 metros quadrados, que terão redução de 15% e 35%, respectivamente.

Levando em conta a tal importância do IPTU  o Professor de economia, Flavio Chakar explica como é somado o valor do imposto e o porque ele aumentou.

O site da prefeitura tem mais informações e orientações como serão feito os pagamentos do IPTU: http://tributos.pjf.mg.gov.br/iptu/

Deixe um comentário