Skip to content

Do Ecrã aos confins do mundo

Circuitos de cinema universitários exibem filmes do leste Europeu, da Ásia e da África.

Thalita Rocha

postado em 04/06/2014

 

Hoje, às 19 horas começa a “II Mostra de filmes Africanos” na Faculdade de Letras da UFJF.  Ela foi organizada pelas professoras Elsa Vieira e Enilce Albergaria.  Serão exibidos durante toda essa semana filmes de cineastas de países africanos de língua portuguesa, tais como Moçambique e Angola.  A Amostra é gratuita e aberta e vai acontecer no auditório do antigo Instituto de Ciências Humanas da UFJF.

A professora Enilce considera que a importância dessa exibição está no contato da comunidade acadêmica e do público em geral com outras culturas e também com uma programação cinematográfica alternativa às que são exibidas na cidade. “È muito bom que a Universidade esteja assumindo a papel de trazer filmes com reflexões culturais, porque apesar de vivermos em uma cidade de estudantes, com muitos jovens, o cinema aqui acabou! No sentido de sétima arte acabou, o que nós temos hoje é um circuito comercial, voltado para o entretenimento.” protesta.

Para a professora alguma medida deveria ser tomada pelas autoridades da cidade. “É um absurdo pelo tamanho da cidade não termos mais opções de filmes. Todos os cinemas passam a mesma coisa, e nenhum deles exibe produções de nacionalidades variadas, a maioria dos filmes são americanos… Deviam abrir um espaço para esse cinema reflexivo talvez até aqui na Universidade, poderia ser feito um projeto com maior investimento.”

Professora Enilce Albergaria- coordenadora da " II Mostra de filmes africanos"

Professora Enilce Albergaria- coordenadora da ” II Mostra de filmes africanos”/ foto -internet

 

Para atender essa demanda por uma programação alternativa à que encontramos na cidade, a professora Érika Savernini e o professor Nilson Alvarenga da Faculdade de Comunicação Social da UFJF abriram o cineclube “Lumiere e  companhia”.   Nesse semestre eles exibem a Mostra “Do outro lado do mundo” que conta com filmes feitos em Israel, China, Tailândia, entre outros.

O professor Nilson Alvarenga comenta sobre os filmes escolhidos.  “Nosso objetivo com essa mostra é fazer uma espécie de mapeamento de filmes importantes no circuito mundial, mas que ás vezes não são exibidos em uma cidade de porte pequeno como Juiz de Fora. São diretores de relevância para o cinema contemporâneo mas que nem sempre estão dentro de circuitos comerciais normais.”

 

Nilson Alvarenga- Um dos coordenadores do cineclube "Lumiere e companhia"

Nilson Alvarenga- Um dos coordenadores do cineclube “Lumiere e companhia”/ foto-internet

Sobre a questão da programação cinematográfica de Juiz de Fora, o professor tem uma opinião semelhante à de Enilce, porém ele é mais otimista. “Procuramos ofertar uma programação alternativa, porque aqui o circuito comercial tem preferência, com filmes em sua maioria norte-americanos, não só por serem norte-americanos, mas por apresentarem uma estética com a qual estamos mais habituados. São filmes eventualmente muito bons , mas existem também esses outros diretores que trazem formas narrativas e estéticas diferentes, por isso trazemos essa programação”. Ele explica.

O professor ressalta que existe na cidade uma demanda mesmo que pequena por filmes mais artísticos e reflexivos, que é atendida nos festivais de cinema da cidade. “Seria uma alternativa criar um espaço que atendesse essa demanda. Na Universidade já existem esses projetos como o nosso cineclube, mas a universidade precisaria se equipar para ofertar isso à comunidade com maior qualidade”.

O cineclube “Lumiere e companhia” é aberto e funciona todas as quintas-feiras às 14 horas.

Ouça a entrevista completa com o professor Nilson Alvarenga:

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: