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PET promove atividades de ensino extraclasse na Facom

Iara Campos

Postado em 11 de junho de 2014

Os módulos de ensino do Programa de Educação Tutorial (PET-Facom) são atividades que promovem discussões sobre temas da grande área da comunicação e são ministrados por professores colaboradores do programa. Participam dos módulos não só bolsistas do PET, mas os demais alunos interessados.

De acordo com o tutor do PET Facom, Francisco Pimenta, os módulos dão uma “formação adicional ao que é apresentado nos cursos regulares, de forma que o aluno do PET tem uma preparação nos moldes de uma iniciação científica”.

No início de cada período letivo, o grupo e os colaboradores repensam os temas que serão abordados.  Francisco defende que “a ideia é que haja um diálogo entre os alunos e o professor” para a definição das temáticas. Segundo ele, é importante que o professor desenvolva temas relacionados à sua pesquisa atual, “que é uma forma de motivar a pessoa e dar ao professor um espaço para ele poder discutir os seus problemas, hipóteses e metodologias. E da parte dos alunos, que constituem o objetivo principal da atividade, eu também sempre sugiro que eles façam as escolhas de acordo com as temáticas que têm mais interesse”, explica.

O documentário e a ficção

Módulo do NilsonO professor da Faculdade de Comunicação da UFJF, ex-petiano e colaborador do PET desde 2005, Nilson Alvarenga, ministra, atualmente, um módulo de ensino sobre a linguagem cinematográfica. Ele conta que a necessidade de trabalhar esse tema surgiu do próprio grupo de bolsistas do PET, “eu estou trabalhando em cima das dificuldades que eles estão trazendo”.

A dinâmica de trabalho do módulo de ensino difere da de sala de aula. Segundo Nilson, a primeira diferença é uma questão quantitativa, pois como o módulo “O documentário e a ficção

executa atividades práticas, o menor número de pessoas permite uma dinâmica de trabalho diferente. “a gente percebe melhor a demanda do aluno. Em uma turma de 30 alunos, para uma aula prática é, muitas vezes, difícil de perceber dificuldades específicas de cada aluno ou de cada grupo. No caso do PET, por ser menos gente, nós temos essa condição”.

Segundo Nilson, há outro fator favorável, que é um envolvimento, tanto do PET quanto dos participantes, “são alunos que já se disponibilizam a estar ali porque realmente querem estar naquele contexto de ensino específico”.

A estrutura de ensino dos módulos funciona como uma complementação na formação dos estudantes. Para Nilson Alvarenga, a formação vai além da profissionalizante, “esse aprofundamento é necessário por conta dessa tomada de consciência dos IMG_0941mecanismos pelos quais ele próprio está criando ou produzindo. Isso diferencia profissional em qualquer área, seja na comunicação, seja no cinema ou em qualquer setor”.

O colaborador comenta que pensa no módulo de ensino como um laboratório didático para testar mecanismos, práticas e exercícios. Ele afirma “eu brinco com os alunos que eu estou fazendo um laboratório, então eles estão aprendendo comigo, mas eu também estou aprendendo com eles, porque eu estou me preocupando o tempo todo de como estou ensinando”, detalha o professor.

Na entrevista abaixo, você pode ouvir, na íntegra, o que o professor Nilson Alvarenga explica sobre a dinâmica do módulo de ensino do PET.

Outros módulos de ensino

Além das discussões sobre cinema, há outras três opções de módulos de ensino oferecidas pelo PET Facom, que fazem a interface da comunicação com as áreas da política, da religião e da psicanálise. Veja aqui as ementas e os horários de cada atividade.

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