Skip to content

Bandas independentes ganham espaço em Juiz de Fora

Vinícius Barreto

18/06/2014

Com casas noturnas variadas e um público bem diversificado, a cidade é palco para shows de músicos talentosos que vem ganhando cada dia mais espaço no cenário musical do Brasil.A prova disso, são os concursos e festivais em que nossos conterrâneos são convidados com cada vez mais frequência em todo o país.

A banda Só Parênt, que mistura forró com reggae, num gênero que é classificado como forregae, acaba de ser uma das escolhidas para participar do Web FestWalda, um dos maiores festivais de música independente do Brasil com mais de um milhão de espectadores no ano passado. A Banda Visco também foi destaque na cidade e foi convidada pro Grito Rock Guaíba, um festival que acontece em várias cidades de todo o Brasil. E mais recentemente, foi a vez da Banda Shaver, que foi convidada para o Sampa Music Festival, o maior festival de música independente de São Paulo.

Um projeto que se destaca e alavanca novos talentos da cidade e região é o Projeto Hangar 320 – Cultura Underground e Old Skool. Formado por músicos, publicitários e com o apoio de gráficas e lojas da ciade, o projeto visa promover shows, produzir o material das bandas independentes para levar aos shows e divulgar o trabalho dessas bandas. O diretor do projeto Saulo Coimbra diz que o cenário independente é forte, mas tem muito que crescer “Juiz de Fora é única nesse quesito (músicas e bandas independentes).  Tem muitos artistas e bandas talentosas esperando só uma forcinha. Infelizmente essa força não vem das gravadores que estão presas às modas nacionais, não que elas estejam erradas, mas deveriam dar chances a todos os gêneros, que é a missão do nosso projeto”, reforça Saulo.

Bandas independentes abrem o show de bandas consagradas no Projeto Hangar 320

Bandas independentes abrem o show de bandas consagradas no Projeto Hangar 320 (Foto: Acervo Pessoal)

O Hangar 320 já trouxe para JF bandas renomadas independentes como Sugar Kane, Dead Fish e deram a oportunidade de bandas locais abrirem o show e se promoverem com vendas de camisas e CDs em estandes montados no evento.

Festival Bandas Novas

A 16ª edição do Festival de Bandas Novas de Juiz de Fora começou na semana passada e vai até o final do ano 25 bandas num total de 8 apresentações na Praça da Estação e no CCBM. Você pode conferir a programação completa acessando o link Bandas Novas.

O Festival de Bandas Novas vai até novembro

O Festival de Bandas Novas vai até novembro (Foto: Divulgação)

Para Thiago Amorim, baterista da banda Royal Hawk, o festival é algo aguardado por todos em JF.   “Em 2009, a banda era recém formada ninguém conhecia a gente, gravamos um vídeo ao vivo mesmo e postamos no youtube. Com pouco tempo atingiu 1000 visualizações. Foi incrível!”

Outra banda que sobe no palco do Bandas Novas é a Usversus. O guitarrista Anderson acredita que os espectadores verão muitas músicas autorais nesse festival “Sei que novas bandas tocarão, somando com as novas músicas autorais, com toda certeza. Digo isso pelos repertórios das duas bandas em que sou integrante, a Usversus e a Neurotica”.

O Festival de Bandas Novas já faz parte do calendário oficial da cidade há 16 anos e dá espaço para bandas e músicos se apresentarem pela primeira vez para um grande público.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: