Skip to content

É Copa do Mundo no mundo inteiro

Brasileiros e pessoas de diversos países se reúnem para acompanharem juntos os jogos 

Repórter: Jéssica Ribeiro
Postado em: 18/06/2014

A Copa do Mundo pode estar acontecendo no Brasil, mas em vários países do mundo as pessoas também se juntam para torcerem juntas. Seja em casa, nos bares, nas ruas, cada cultura tem seu modo de festejar e acompanhar os jogos.

Para os brasileiros que estão fora do país, esse também é o momento de matar um pouco da saudade de casa, encontrar amigos que estão na mesma situação, e se unirem. Esse é o caso da estudante de engenharia Erica Guimarães, que é natural de Recife, mas há um ano mora em Budapeste, na Hungria.

Érica conta que esse momento é muito importante para que ela possa matar a saudade do Brasil, seja por conta das festas, dos jogos. “Essa é uma época para relembrar as nossas músicas, as nossas comidas, o jeito que a gente comemora. A Copa do Mundo também tem servido para me aproximar mais do Brasil”.

Erica também conta que os húngaros estão torcendo. “Como há muitos brasileiros na cidade, acredito que muitos húngaros estejam torcendo para o Brasil. Aqui não há muita festa, nem comemoração, mas há telões espalhados em vários lugares, passando praticamente todos os jogos”.

Torcida brasileira acompanha os jogos pelos telões de Budapeste, Hungria. Foto: Érica

Torcida brasileira acompanha os jogos pelos telões de Budapeste, Hungria. Foto: Érica Guimarães

Para a arquiteta brasileira, Paula Vasconcelos, que mora em Porto, Portugal, o momento também tem sido muito agradável. Ela conta que em Portugal a torcida portuguesa prevalece, pois a cultura do futebol no país é forte. Paula diz que de uma forma geral, os portugueses só acompanham os jogos do país, mas durante a Copa do Mundo as ruas estão movimentadas, pois a cidade de Porto recebe muita gente de outros países, então sempre tem uma torcida. “Os portugueses ficam muito tranquilos quando não é o jogo de Portugal, mas quando teve foi emocionante ver a torcida, era um mar de gente na rua, e mesmo com a derrota, no pós-jogo, as pessoas se mostravam otimistas”.

“Aqui é tudo estreitinho, bem pequeno, então as pessoas se juntam para ver os jogos na rua mesmo. Sabendo dessa demanda, os bares colocam televisões e telões do lado de fora para a galera assistir. E onde tem telão é onde tem mais gente. No dia do jogo de Portugal, as ruas pararam. Os poucos carros que estavam estacionados tinham o som ligado para escutar a partida”, conta Paula.

Torcida se reúne para acompanhar os jogos na praça Dom João I em Porto, Portugal. Foto: Paula Vasconcelos.

Torcida se reúne para acompanhar os jogos na praça Dom João I em Porto, Portugal. Foto: Paula Vasconcelos.

O engenheiro mecânico, Srinivasa Naidu, que mora em Michigan, nos Estados Unidos, conta que em sua cidade essa tradição não é muito forte. “Eu não acompanho muito o futebol, como grande parte dos americanos. O costume aqui é ir para os bares torcer, e acredito mesmo é que quem ganha esse ano seja o Brasil”.

Já na Inglaterra, as coisas acontecem de uma forma um pouco diferente. De acordo com o publicitário John Leefe, que mora na cidade de Leicester, o país, de uma forma geral, acompanha os jogos, mas não torce como os brasileiros, nem enfeitam os lugares públicos. “Acho curioso o jeito que os brasileiros torcem, fazem festa. É engraçado encontra-los nos pubs e verem como eles vibram, gritam, a cada passe do time. Nós, ingleses, não temos essa tradição. Como agora fiz muitos amigos brasileiros, estou tentando acompanhar com eles”.

Perguntado sobre qual time irá ganhar a Copa, John diz que torce por seu país, mas diz que dessa vez ele acredita que quem deve levar a taça seja o Brasil. “Aqui na Inglaterra o futebol é muito importante, foi aqui que ele surgiu. Há a parte ruim disso, como os hooligans, que acabam exagerando, mas nós também temos nossas torcidas. As vezes vamos assistir os jogos em pubs, mas acompanhamos principalmente em casa, junto com a família”.

Brasileiros e ingleses se reúnem em pub para acompanharem juntos a Copa do Mundo. Foto: John Leef

Brasileiros e ingleses se reúnem em pub para acompanharem juntos a Copa do Mundo. Foto: John Leefe

E para você que quer saber mais sobre a opinião de pessoas de diversos países a respeito de quem eles estão torcendo e outras previsões para a Copa do Mundo, confira aqui a pesquisa feita pelo jornal americano, The New York Times.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: