Pular para o conteúdo

O poder da fé

200212871-001            Por mais agitada e individualista que vem se tornando a vida das pessoas em meio a tanta tecnologia e ambições profissionais, coisas simples ainda alimentam a alma das pessoas e funcionam como elemento de equilíbrio. A fé é um ponto sensível da vida daqueles que acreditam em mudanças através não só de uma intervenção divina, mas também das que acreditam que acreditar muito em uma coisa pode torna-la verdade. Apesar de na cabeça das pessoas a fé esta relacionado a alguma crença religiosa,
           A fé pode ser cega, nascida da confiança irracional em algo ou alguém, e dentro de uma religião como, por exemplo, o catolicismo, ser baseada em dogmas – diretrizes estabelecidas pela Igreja, nas quais os fiéis crêem sem que o clero necessite dar maiores explicações. Ela também pode ser raciocinada, como no Espiritismo, que caminha junto à Ciência e à Filosofia, portanto, segundo esta doutrina, razão e sentimento devem se unir para construir uma crença nascida do conhecimento, uma vez que a fé não surge por um milagre no interior do homem, mas é edificada, porém também aqui não se foge da necessidade da confiança e de algumas certezas instintivas.
As experiências de cada um, intransferíveis e totalmente pessoais, dão origem a esta energia ou sentimento, ou como se queira definir a fé. Ela pode ser dividida com as pessoas à nossa volta na forma de narrativas históricas ou obras de arte, e até mesmo sob o aspecto de depoimentos espirituais, de vivência interior. Todos nós, segundo pesquisadores, temos no nosso íntimo, em estado latente, o poder da fé, ou seja, de tornar real tudo que desejamos alcançar, através do exercício contínuo da vontade determinada, contumaz, focada nos objetivos que almejamos concretizar.
         Algumas pessoas crêem fielmente que muitas curas ou respostas tenham sido motivadas pela sua fé perante Deus ou alguma força superior. Tamara Rocha, administradora, é evangélica e cresceu dentro de um universo onde as experiências com Deus eram comuns. Em 2006, ela sofreu um acidente muito sério e segundo ela, mesmo com toda dor e confusão, logo após o acidente ela teve uma revelação e diz ter conversado com Deus mesmo que em coma. ” Eu me lembro que na ambulância a caminho do hospital, eu entendi a minha condição naquele momento e conversei com Deus e ele me deu uma resposta. Eu me sentia protegida por ele”, revela Tamara.
        Há uma série de pesquisas mundo a fora que visa entender o que acontece e como o corpo reage a essas experiências com Deus e ainda mais, o que motiva as pessoas a acreditarem que tais graças tenham realmente vindo pelo seu pedido e da sua fé. Anete Guimarães, psicologa e pesquisadora da UFRJ, desenvolve uma linha de pesquisa junto a alguns neurocientistas, para entender e mapiar o cérebro somados a sensações sentidas pelo corpo no momento de fé, do pedido e da graça alcançada.
        1382061_585578568146013_1196890275_n Jéssica Corrêa, estudante de engenharia, é católica e  teve um câncer raro em 2008 que acredita ter se curado através da sua fé. Segundo a estudante ela ficou com um nódulo maligno na perna por mais de cinco anos, sem saber e naturalmente sem realizar nenhum tratamento. Os médicos antes mesmo do resultado dos exames saírem para analisar a gravidade do caso, afirmavam que possivelmente séria um caso de difícil remoção pela demora do inicio do tratamento. De acordo com Jéssica, milagrosamente ao invés do câncer se espalhar pelo corpo, ele formou uma capsula protetora que o impediu de atingir outros órgãos do corpo.
       A psicologa e pesquisadora Anete Guimarães, explica como o corpo reage em relação a curas que envolvem psicologicamente as pessoas através da sua fé. De acordo com ela há uma serie de pesquisas que analisam as várias reações do corpo humano em tratamento de doenças e o papel do cérebro nesse processo.
      20130907_170816 Para Dona Lili, 77 anos de muita fé e dedicação a sua religião, define o que é fé na sua visão.
Deixe um comentário

Deixe um comentário