Skip to content

Choque de gerações: Os antigos e novos hábitos praticados na Semana Santa

Por Matheus Furlani

Postada dia 16/04/2014

   E mais uma vez nos aproximamos de mais uma semana Santa, como o próprio nome já diz, é uma comemoração de caráter religioso. Para os praticantes, momento de relembrar toda a saga de morte e ressureição de Cristo, para outros um bom momento de descansar e estar com a família. Com o passar do tempo, o volume intenso de informação que circulam, todo o progresso científico e tecnológico, alguns antigos hábitos da Semana Santa foram deixados de ser praticado ao passo que novos hábitos foram surgindo como uma forma de relembrar a data especial ou até mesmo criticar.

foto 3

Missal de 1953 utilizado nas procissões da Semana Santa escritos em Latim

   O estudante Davi Nunes de 20 anos que se considera ateu, diz que gosta de organizar um churrasco toda sexta-feira da paixão, na data em que é pregado o jejum. “Este será o segundo ano que estou organizando o churrasco, sei que muitas pessoas criticam, mas esta é a forma que encontrei de mostrar que não sou obrigado a compactuar com nenhum preceito religioso”, comenta. Já a dentista Thalyta Zouain conta que tem o hábito de não comer carne vermelha na sexta-feira da paixão. “Não tenho o hábito de fazer o jejum, mas como forma de respeito ao que Jesus passou no dia de sua morte evito comer carne”, conta.

  Para os mais velhos, as datas da Semana Santa, bem como toda a Quaresma era marcada por diversas tradições que já quase não existem nos dias de hoje. A aposentada Léa Terezinha conta que a abstinência de carne durava toda a Quaresma nas quartas-feiras e sext-as-feiras e durante a Semana Santa a abstinência de carna durava por toda a Semana Santa até o domingo, onde era comemorada a ressureição de Cristo com um belo banquete. “A criançada ainda participava da queima do Judas, onde era feito um boneco bem grande com nome de políticos, ou inimigos que seriam destruídos pelas crianças a pauladas”, comenta. Ouça a entrevista para saber mais sobre as antigas tradições.

    Às três horas da tarde na sexta-feira da paixão, na hora exata da morte de Cristo as pessoas tinham o hábito de ir para a Igreja rezar e depois à tardinha, acontecia o descimento da Cruz, que encerrava as atividades da sexta-feira da paixão. Os cinemas da cidade faziam uma programação especial e passavam somente os filmes sobre este período da vida de Cristo. Veja como as diferentes religiões celebram a semana santa aqui.

   No domingo de Páscoa havia uma procissão que começava às quatro horas da manhã. Léa Terezinha lembra que naquele tempo, pessoas de todas as idades participavam do evento, e que as pessoas se emocionavam. “Havia um luto, um sentimento de tristeza pela morte de Cristo e também uma alegria pelo momento da ressureição”, conta.

   As casas também eram preparadas para as festividades da Semana Santa. Todos os santos eram cobertos com panos e na sexta-feira da paixão os adultos jejuavam e por isso não faziam nenhuma atividade doméstica como por exemplo varrer a casa. No domingo de Ramos, no final anterior à semana santa, também havia procissão, onde as pessoas carregavam uma enorme tora de madeira que seria usada para abrir as portas da Igreja, enquanto músicas em latim eram cantadas pelos participantes. Uma lógica bem diferente do que estamos acostumados hoje em dia. Acompanhe as atividades programadas para a semana santa em Juiz de Fora.

  Os tradicionais ovos de Páscoa também já eram distribuídos naquele período, porém sem a mesma conotação comercial que é atribuída nos dias de hoje. “Os ovos de chocolate eram das famílias mais abastadas. Uma prática muito comum era cozinhar ovos de galinha mesmo e mergulhá-los na anilina, das mais diversas cores e desenhos para trocar entre os amigos”, conta Léa Terezinha.

foto 1

Quadro da Santa Ceia, importante momento histórico da Semana Santa

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: