Skip to content

Você conhece o Centro de Ciências da UFJF?

Michele Ferreira
Publicado em: 07/10/2013
 
 

DSC_0004Um lugar para investigar, entender e praticar ciência, desde 2006 a Universidade Federal de Juiz de Fora, fundou o seu Centro de Ciências. Uma iniciativa que surgiu das Pró-Reitorias de Pesquisa e de Extensão, de professores dos Institutos de Ciências Exatas e Ciências Biológicas, do Colégio de Aplicação João XXIII e da Faculdade de Engenharia. O espaço leva os visitantes a despertarem um olhar para a ciência com mais curiosidade, consciência e espírito crítico.

Aprender brincando é um dos lemas do Centro de Ciências, lá é possível encontrar algumas invenções diferentes baseadas na ciência. Existem vários brinquedos-experimentos que ficam no salão de entretenimento interativo. Além disso, o visitante pode conhecer os laboratórios de biologia, química e física, viajar para o espaço com a ajuda do planetário e aprender brincando com a tabela periódica interativa. (Esse roteiro está suspenso até novembro para dar lugar a exposição Cadê a Química?)

A prioridade do Centro também é estabelecer parcerias entre a UFJF e escolas de ensinos básico e superior da região. Contribuir na formação inicial de professores para a Educação Básica em todas as áreas do conhecimento, apoiando atividades de Educação Científica e o trabalho docente em geral. O local também é um museu de ciências, com feiras e exposições do seu próprio acervo ou ao de outros centros.

Alguém aí já decorou uma tabela periódica?

DSC_0069Quando falamos em química, logo nos lembramos da tabela periódica, uma forma de organizar e apresentar algumas informações sobre todos elementos químicos que existem. Como uma das áreas estudadas no Centro de Ciências é a química, esse objeto não podia faltar. Mas não é qualquer tabela, feita de papel ou plástico, o Centro possuí uma tabela periódica gigante, com mais de 3 metros de comprimento e dois metros de altura, totalmente interativa.

DSC_0076Cada quadradinho possui uma amostra do elemento químico ou do mineral correspondente, além de um produto que usamos no dia a dia . Por exemplo, dentro do  elemento  79 Au- Ouro, podemos encontrar uma pepita desse metal e uma aplicação no cotidiano.

Com um monitor touch-screen o visitante pode escolher um elemento específico, e ao tocar em seu símbolo, a luz correspondente à caixa, em que o elemento se encontra, acenderá e no monitor irão aparecer diversas informações e aplicações desses elementos no cotidiano. O visitante também pode acender luzes coloridas para cada grupo específico da tabela: metais, não-metais, gases nobres e hidrogênio. Desse jeito fica até mais fácil decorar a tabela periódica.

Cadê a Química?

O roteiro convencional da centro, com visita ao planetário, salão interativo e laboratórios foi suspenso temporariamente para receber a exposição Cadê a Química? que ocupa agora todo o salão de entretenimento. Sucesso de público, já está no Centro de Ciências há um ano e meio e depois de ser prorrogada duas vezes, fica até o mês de novembro. A exposição foi realizada pela universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ) em comemoração ao ano da Química em 2011.

A atração é um encontro com a química de forma diferente. Uma casa em que cada um dos sete cômodos de uma residência – varanda, sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço – o visitante descobre, de forma imersiva e interativa, os fenômenos químicos acontecem em todos os momentos no dia-a-dia.

DSC_0038No banheiro fica o Chuveiroquê, onde é possível ouvir e cantar músicas com menções diretas e/ou indiretas à química. No vaso sanitário, basta levantar a tampa para conferir tudo o que você sempre quis saber sobre o cocô e nunca teve coragem de perguntar.

Cada canto da casa tem algo que remete a química e que pode ser experimentado pelo visitante. Alguns elementos foram inseridos na exposição original pelo diretor do Centro o Prof. Eloi Teixeira César, que também é professor de química

As visitas podem ser feitas de segunda a sexta em dois períodos, pela manhã, a partir das 8:30 e no turno da tarde começando às 14 horas. É necessário ligar com antecedência e agendar a visita pelos telefones 3229-7606 e 3229-5923.

Veja a galeria!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Entrevista:

Eloi Cézar Teixeira fala sobre o funcionamento do Centro de Ciências, suas atividades e as expectativas para o futuro.

O Centro fica na Rua Visconde de Mauá, nº 300 Bairro Santa Helena

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: