Skip to content

Aplicativos e suas utilizações sombrias.

tn_620_600_waze_0406treze

Por Sérgio Júnior
Atualizado em 23/10/2013 as 18:47

Com o crescimento de venda de smartfones em todo país, o número de dowlonds de aplicativos no Appstore cresceu aumento quase 60% em relação ao ano anterior, quando foram baixados 64 bilhões de aplicativos .  O que se ver hoje é as pessoas organizando suas vindas em função das facilitações que os aplicativos proporcionam.  Se a ferramenta é usada para mobilizar a sociedade por uma causa, ela também tem sido instrumento para atitudes questionáveis, há atualmente uma série de aplicativos que estão sendo usados para burlar blitz, rastrear pessoas e descobrirem caminhos alternativos . A novidade, na rede social de troca de mensagens instantâneas WhatsApp, para smartphone, é denunciar a presença de operações policiais nas ruas. Intitulada “Trânsito JF”, a iniciativa já reúne 1.100 internautas que, em tempo real, avisam a existência das blitzs.

Mais que enfraquecer a ação policial, a atitude tem se tornado alívio para os condutores que insistem em dirigir sob efeito de álcool, portando armas ou drogas ou sem a carteira e documentação dos veículos em dia. As frases, em geral, são para alertas das operações, como a encontrada na última segunda-feira, dizendo: “Blitz no Barbosa Lage, em frente à praça sentido Zona Norte. Parando tudo, muita atenção neste local hein”.

Veja um exemplo abaixo de como funciona esse tipo de grupo.
vc_no_g1..

Além do WhatsApp, o Waze é um dos mais populares navegadores GPS colaborativos e está tendo uma adoção bem expressiva no Brasil. Os últimos números informam que já são 2,1 milhões de usuários somente no país. Ele é basicamente um navegador GPS gratuito, que mostra a situação do trânsito naquele exato momento, de acordo com informações enviadas pelos próprios usuários. Além disso o aplicativo da a possibilidade de você informar e compartilhar informações de onde tem blitz. Essa notificação é recebida pelo usuário a tempo dele mudar a rota, caso queira. Veja abaixo nessa reportagem um pouco mais sobre o uso do Waze.

Em algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, devido ao elevado número de Wazers que se valem das informações para fugir das fiscalizações no trânsito, os policiais passaram a realizar blitze relâmpago, que duram poucos minutos e trocam de lugar diversas vezes ao dia. De acordo com a assessoria da Policia Militar, o  Pelotão de Policiamento de Trânsito (PPTran) ainda está estudando medidas inteligentes de monitorar os usuários e encontrar soluções para aplicarem fiscalizações relâmpagos. Para diminuir os efeitos das denúncias on-line, o PPTran informa que as blitzs têm ocorrido em um curto espaço de tempo.

Isabela Guerra, 25 anos, é empresária e confessa usar o aplicativo para os dias que esquece a carteira ou em dias que bebeu um pouco. De acordo com ela, da mesma forma que ela utiliza para facilitar a vida, deve-se ficar atento por que possivelmente bandidos e afins também devem utilizar esses aplicativos para fugir da policia.

article-1369144-0B4E000000000578-856_468x367

Um outro aplicativo que esta sendo utilizado de forma errada pelas pessoas é o ” Rastreador de Iphone”. Com o objetivo inicial de localizar o celular caso ele seja roubado, muitas vezes ele esta sendo usado por pessoas que querem saber onde o parceiro, filhos e afins estão, sem que o dono do aparelho saiba. Uma estudante de medicina que prefere não se identificar, confessa que ja utilizou desse aplicativo para rastrear seu namorado, mas se diz arrependida.

Para o professor de Comunicação Social da UFJF, Paulo Roberto Leal, essa discussão é antiga. De acordo com ele, desde o começo da popularização da internet que se vê e se analisa a utilização negativa de possibilidades que a principio vieram para facilitar a vida das pessoas.  Além disso, Paulo ressalta que o uso desses aplicativos e a função deles estão diretamente relacionados com o valor cultural daqueles que os utilizam.

De acordo com Paulo Roberto Leal, que mais fundamental que a utilização de leis e normas punitivas, é necessário uma luta maior que é de conscientização  da população que ações como essas voltam a ela mesma como sociedade.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: