Skip to content

Juiz de Fora é a 4ª cidade de Minas Gerais em número de empresas em atividade

 Juiz de Fora tem cerca de 8 mil indústrias | Foto: Arcelor/Divulgação

Juiz de Fora tem cerca de 8 mil indústrias | Foto: Arcelor/Divulgação

por Pedro Miranda – publicado em 29/4/2014

Minas Gerais é o segundo estado com maior número de empresas em plena atividade. No estado, Juiz de Fora se destaca como uma das cidades com mais empreendimentos em operação.

A cidade é a 4ª do estado com o maior número de empresas em funcionamento, foi o que revelou uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O município está atrás de Contagem, 61 mil empresas; Uberlândia, com 76 mil; e Belo Horizonte, 328 mil unidades.

Em 2012, eram cerca de 50 mil empresas ativas. Em 2013, esse número saltou para mais de 55 mil negócios em atividade na cidade. No ano passado, a média foi de 15 empresas abertas por dia. Neste ano, já são mais de 57 mil empresas em atividade. De janeiro de 2013 a abril de 2014 o aumento foi de 3,15%.

Empresas ativas por cidade | Reprodução IBPT

Empresas ativas por cidade | Reprodução IBPT

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Esse crescimento na abertura de empresas aponta que as pessoas estão empreendendo mais. De acordo com o consultor do Sebrae, Marcelo Duarte o mais importante na hora de abrir uma empresa é fazer um planejamento e uma boa pesquisa de mercado. “Um planejamento prévio muito bem feito, aonde vai se analisar qual o mercado que se pretende entrar e qual a viabilidade econômica, podem garantir o sucesso da empresa no futuro.” Ouça a entrevista abaixo.

Segundo dados do IBGE, dos 57 mil estabelecimentos em Juiz de Fora, a maioria, 28 mil empresas, estão concentradas no setor de serviços, o que aponta a vocação econômica da cidade. 20 mil estão no comércio, seguido por 8 mil unidades no setor industrial e  157 no segmento de agribusiness.

No rumo certo

Na visão do superintendente da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e região, José Geraldo Neto de Faria, o cenário empresarial de Juiz de Fora no ano de 2013 refletiu o cenário nacional.

“Entendo que o empresariado, de um modo geral, anda arredio às políticas de governo, no que tange ao aumento das taxas de juros em detrimento a uma política de fomento efetivo que corrobore com o aumento da nossa produtividade de instalação de novas empresas”, conclui.

Para os próximos anos a expectativa é de que o pólo industrial em Juiz de Fora seja fortalecido com os novos investimentos público e privado que vêm recebendo, é o que espera o empresário e presidente do Centro Industrial de Juiz de Fora, Leomar Delgado.

“Temos boas perspectivas, boas possibilidades de crescimento. Nossos esforços agora têm sido no sentido de acompanhar o ritmo de expansão de outros pólos industriais do país”, afirma o empresário.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: