Skip to content

Que tal um cafezinho? Aprenda com o especialista a preparar a bebida

Laura Caputo

Postado em 09/06/2014

A famosa xícara de café é uma boa pedida para começar o dia, despertar para a rotina de trabalho e estudos. Com o frio chegando, o cafezinho se torna ainda mais bem vindo. No entanto, muitas pessoas ainda evitam a bebida pois a consideram muito ácida e pode acentuar problemas como o de gastrite. Mas será que existe o melhor café para se tomar? E uma forma correta para prepara-lo?

DSCN0010

Foto: Laura Caputo

O especialista em torra, Paulo Sérgio, diz que o segredo para aproveitar ao máximo as qualidades do café está na torra, na temperatura e tempo precisos. “O grão pode ter grande qualidade, mas se torrar demais, ele vai perder o sabor e aroma”, conta Paulo.

Especialista dá três dicas para fazer um café perfeito

Cliente de uma padaria no centro de Juiz de Fora, Maria Clotilde é fã de carteirinha de bom café, ela diz que “não abre mão” de vir na padaria todos os dias para saborear a bebida.

torra de café

Foto: Laura Caputo

Que café estou tomando?

As qualidades de café mais conhecidas no Brasil são o conilon e o arábica, a diferença entre eles vai desde o preço ao tamanho do grão. O café indicado por Paulo Sérgio é o 100% arábica, pois possui menor acides, melhor sabor e aroma. Por ser de qualidade superior, o café arábica sai bem mais caro para o bolso do consumidor, os preços são variados, podendo chegar em torno de R$ 100, 00 ou mais o quilo.

Próximo à cidade de Juiz de Fora, o município de Viçosa, pertence à mesorregião da Zona da Mata, atualmente é a principal área de plantio de café da região.

Confira no link a entrevista completa com o especialista Paulo Sérgio, que trabalha há 14 anos no ramo de torrefação de café.

Não quer entrar para tomar uma xícara de café? Dicas para preparar a bebida em casa

1- Para cada 250ml de água duas colheres de sopa cheias de pó.

2- Para que a temperatura da água não interfira no sabor do café, existem duas possibilidades. A primeira é desligar o fogo antes que a água comece a ferver. Caso a água ferva, o ideal é  esperar em torno de um minuto antes de coar o café.

3-O filtro de papel é mais indicado pois não retem resíduos que podem atrapalhar no sabor do café.

4- Agora, é só saborear.

Confira no vídeo abaixo um pouco da produção do café.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: