Pular para o conteúdo

Busca de ingressos para a Copa agita a rede

                          Na tentativa de garantir uma das disputadas vagas nos estádios, torcedores investem tempo à frente do computador

Por Rodrigo Gomes

10 de junho de 2014

 

No dia 4 de junho, foi aberta a última etapa de venda de ingressos para a Copa do Mundo a serem efetuadas pela internet antes do início do evento.  Foram disponibilizados 180 mil unidades para os 64 jogos – incluindo a abertura e a final que ainda não tinham sido ofertadas.

O limite de compra é de 4 ingressos por pessoa,  sendo possível adquirir no máximo 7 jogos diferentes.

Os preços variam de acordo com a etapa de classificação da partida e a posição da cadeira na arquibancada, dispostas de acordo com a respectiva categoria. São elas:

Categoria 1: A mais cara. Localizada na área central do estádio

Categoria 2: Adjacente à categoria 1

Categoria 3: Localizada atrás do gol

Categoria 4: Preço mais acessível e reservada apenas para brasileiros. Estão localizadas atrás do gol, na parte mais alta do estádio.

Captura de tela 2014-06-10 00.14.29

 

O sistema opera por ordem de chegada, diferentemente das etapas anteriores onde os ingressos eram sorteados entre os que se candidatavam.

O estudante Víctor Ribeiro conta que ficou feliz quando conseguiu os ingressos por sorteio em setembro, na primeira oportunidade em que foram liberados para compra. No entanto, na época os grupos ainda não estavam definidos e ele não sabia o jogo que iria assistir. “ A compra foi fácil, não tive muitos problemas com o site. Mas apesar de ter tido a sorte de conseguir o ingresso, no jogo das quartas-de-final que comprei não há possibilidade de que uma das seleções jogando seja a do Brasil.”, lamenta.

Nesta última etapa, próximo do evento e com os grupos definidos, a demanda por ingressos foi muito maior, refletindo-se no grande número de acessos no site da FIFA. Os torcedores estavam com ansiedade à flor-da-pele aguardando o momento de sair da fila de espera e efetuar a compra.

“Eu vi que no site da FIFA ia abrir o último lote na quarta-feira à meia-noite, ai as 23:30 já entrei no site. Quando foi 00:01 abriu a fila de espera”, conta o programador Pedro Henrique Caixeiro.
Foram 45 minutos na fila para conseguir entrar e comprar os ingressos, mas ainda assim não ficou tão satisfeito. Ele reclamou pois, quando conseguiu o acesso, já não havia mais lugares para final nem semi-final, tendo que optar  pela compra de uma das oitavas-de-final. O critério de escolha foi a grande possibilidade de assistir ao Brasil neste jogo.

Na internet, leu sobre a existência de um navegador especifico que demorava menos na espera. Pedro atualizava a página constantemente para tentar acelerar o processo – e diz que deu certo.

Victor Menezes, professor de Sistema de Informação da UFJF , explica que ações como essa de atualizar a página não são indicadas, pois a pessoa pode correr o risco de voltar ao final da fila iniciando um novo processo. Também comenta que os navegadores funcionam de maneira igual, caso dois diferentes sejam abertos em simultâneo, iniciam-se dois processos diferentes.

“ O sistema é fechado. Imagina se você está entrando num grande evento numa fila e tem uma outra andando mais rápido, não está certo. A mesma coisa acontece no site”, comenta.

Ele afirma que estes sites fazem vários testes para evitar a ação de hackers e são bem seguros, até mesmo porque tem que proteger as informações bancárias dos torcedores.

Muitos não conseguiram os ingressos que desejavam pois se esgotaram muito rápido. Além da alta procura, existem muitos cambistas atuando.

Um grupo do facebook intitulado “Ingressos jogos da copa 2014” já conta com quase 25 mil membros. Lá, muitos vendem ou fazem pedido de ingressos. Vários tentam explorar a situação e cobram preços exorbitantes que geram revolta.

Captura de tela 2014-06-10 02.33.38 (2)

A FIFA tomou medidas para inibir a atuação dos cambistas e não permite que os ingressos sejam vendidos por nenhum outro site ou terceiro. Caso a pessoa queira desistir do ingresso, pode colocar para revenda no site da FIFA.. Caso identifiquem um ingresso fruto de venda irregular, este será cancelado e o portador pode correr o risco de não conseguir entrar no estádio.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário