Skip to content

Venda de figurinhas da Copa nas bancas movimenta setor

por Victor Carneiro

Faltando ainda 17 dias para o apito inicial do mundial da FIFA, as figurinhas das seleções classificadas já criam o clima de Copa do Mundo em diversos lugares do país. Estão presentes nas ruas, praças e, claro, nas bancas de jornais – e são os donos delas que mais comemoram. A venda de cada pacote de cromos pode parecer pequena, por 1 real, mas a compra costuma ser em grande quantidade, já que para completar o álbum são necessárias 648 figurinhas diferentes.

Cerca de 50 pessoas trocavam figurinhas no Parque Halfeld, no centro de Juiz de Fora

Cerca de 50 pessoas trocavam figurinhas no Parque Halfeld, no centro de Juiz de Fora

Segundo quem vende os pacotinhos, as figurinhas estão movimentando o mercado e “ajudam a levar os clientes para banca”, sugere o comerciante Cássio Oliveira. “É positivo, porque tem aquela clientela que vem para comprar as figurinhas e acaba levando o jornal ou revistas também. Quando traz junto o filho e ainda compra um gibi”, completa. Para cada figurinha vendida o comerciante, dono da banca, ganha 25% do valor. Apesar da maioria das vendas ser individual, ou 5, 10 pacotes de uma vez, existem alguns colecionadores que preferem comprar “a atacado” as embalagem lacradas, que chegam aos comerciantes, com 50 pacotes cada. “Alguns dizem que é só para dar sorte, outros que viram na internet que vêm mais figurinhas diferentes. É bom vender tanto assim de uma vez, faço até um descontinho”, brinca o comerciante Cássio Oliveira. Não foi só a banca de Cássio que comemora o resultado das vendas, veterano de três copas atrás do balcão, o aposentado Carlos Eugênio voltou a trabalhar na banca da família para ajudar no atendimento “Já nas primeiras acho que as vendas superaram ou chegaram perto das figurinhas vendidas da última Copa, superou minhas expectativas”. A editora responsável  pela produção dos álbuns também foi pega de surpresa. Ainda na segunda semana após o início das vendas, a empresa comprou duas novas máquinas de impressão – investindo cerca de 2.5 milhões, e trabalha com funcionários em três turnos. Tudo para suprir a tiragem de cromos, que a editora não revela, mas diz ser três vezes maior do que na última Copa do Mundo.

Encontro de gerações nas trocas do domingo

Encontro de gerações nas trocas do domingo

Domingo no Parque Em Juiz de Fora, o Parque Halfeld é o maior ponto de encontro para os colecionadores do álbum da Copa. No último domingo (25), cerca de 50 pessoas trocavam suas repetidas pelos bancos de praça ou em canteiros de árvores. Traçar o perfil dos “trocadores” era quase impossível, homens e mulheres de todas as idades, encaravam a tarefa de checar o bolo de figurinhas alheio em busca de achar nas repetidas de um a figurinha que falta na sua  coleção. “Tento trocar com todo mundo, até quem tem bolo [de figurinhas repetidas] pequeno. Faltavam poucas para completar meu álbum e achei 5 com uma jovem que não devia ter 30 figurinhas para trocar”, relata o aposentado Jorge Nogueira, que agora tenta completar a coleção do neto. No Parque Halfeld, a tradicional banca de jornal serve de suporte para os colecionadores. O estudante do ensino médio, Daniel Souza além de trocar, vende suas figurinhas repetidas.”As moedas que ganho vendendo, junto e vou a banca e compro mais pacotes”. Antes o jovem passava o fim de semana jogando video-game. “É uma brincadeira de gente grande o que fazemos aqui, é bom poder passar esse tempo juntos” destaca o pai, Manoel Souza. As figurinhas também podem ser trocadas pela internet, com direito a entrega em casa por motoboy, vários grupos no facebook reúnem colecionadores do álbum da Copa. O Troca de Figurinhas Copa do Mundo – Juiz de Fora/MG é o maior grupo de trocas da cidade na rede, com 328 membros até o fechamento desta edição. Para quem quiser completar a coleção também na internet, o Album de Figurinhas Virtual da FIFA oferece um novo desafio. Através do hotsite ou aplicativo para Android e iOS, é possível abrir pacotes de cromos virtuais com códigos que veem atrás das figurinhas físicas – que devem ser compradas nas bancas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: