Pular para o conteúdo

Juiz de Fora será a primeira cidade de Minas a receber projeto de desenvolvimento sustentável

Postado por Rafaela Carvalho – 30/04/2014

O aprimoramento do sistema de gestão pública e a alocação adequada de recursos financeiros disponíveis são os principais objetivos do projeto “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável”, que será desenvolvido na Prefeitura de Juiz de Fora, primeira cidade de Minas Gerais e a quinta do Brasil a receber o projeto.20140410_Juntos_Santos

Desenvolvido pela organização Comunitas, fundada por Ruth Cardoso em 2000, o projeto visa integrar o investimento social das empresas às demandas da sociedade e contribuir para o desenvolvimento do país. Com previsão de início para maio, o primeiro passo é a elaboração de um diagnóstico da cidade para discutir ações que levarão a administração municipal ao equilíbrio fiscal e aprimorará a distribuição de recursos no município. O prazo máximo de duração do projeto é de dois anos.

Ainda em andamento em Campinas (SP), Paraty (RJ) e Pelotas (RS), e recentemente iniciado em Santos (SP), o “Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável” tem sido desenvolvido, inicialmente, em cidades de médio porte com potencial de crescimento. O projeto trabalha o direcionamento de investimentos de empresas parceiras das prefeituras, que, em Juiz de Fora, serão responsáveis por 75% dos R$3 milhões destinados à realização do projeto. A iniciativa privada local também terá participação, onde empresas locais poderão participar da iniciativa.

Para o estudante de Administração Pública Luís Cláudio de Carvalho, a gestão de recursos é essencial para qualquer administração, mas é ainda mais importante na administração pública, já que os recursos são escassos. “O orçamento público possui despesas baseadas em receita estimada, então o planejamento e o controle dos gastos são essenciais para se conseguir os resultados desejados e atender as demandas dos cidadãos.”

Segundo Fernando Rezende, administrador de empresas, esse tipo de consultoria especializada é muito importante para que as empresas e governos adotem uma visão mais clara dos problemas. Para ele, o fato de Juiz de Fora ser contemplada é uma grande vantagem, mas só valerá a pena caso a administração municipal dê continuação ao que foi absorvido do projeto, mesmo quando este terminar. “A cidade de Juiz de Fora sai na frente ao ser agraciada com tal projeto, porém o êxito só será pleno tendo uma continuidade dos trabalhos quando findar o prazo do programa, e se tudo que for verificado, diagnosticado e orientado nas consultorias forem colocados realmente na prática.”

Escute o áudio da Secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Juiz de Fora, Elizabeth Jucá, que explica o que é o Projeto Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável.

Deixe um comentário

Deixe um comentário