Pular para o conteúdo

Programa de TV prepara alunos para a vida profissional

Iara Campos

Postado em 18 de junho de 2014.

culto_circuitoO Culto Circuito é um programa de televisão no formato de entrevista, realizado por alunos do curso de Jornalismo sob a orientação do jornalista e professor Eduardo Leão. Neste ano o programa completa 10 anos e já teve em torno de 550 edições. A gravação é feita no estúdio da Faculdade de Comunicação da UFJF (Facom) e os programas foram veiculados, durante anos, na TVE. Atualmente, estão disponíveis na internet.

O programa funciona na universidade como um treinamento profissional e a equipe é conta com nove bolsistas e quatro voluntários, além do professor diretor do programa. Segundo Eduardo Leão, os alunos são responsáveis por toda a produção do Culto Circuito, “o programa passa por todas as etapas do processo produtivo, desde a pré-produção até a pós-produção e a veiculação. É tudo feito por eles, eles roteirizam, eles pesquisam, eles editam”. A apresentação do programa, no entanto, é função de Leão. “Eu só não gosto de colocar para a gravação com alunos porque eu tenho certo receio de ‘queimar’ os alunos. Como eles ainda são muito imaturos, eu acho que corre muito o risco de eles se queimarem antes de entrar no mercado de trabalho, uma vez que o programa é exibido em canal tanto aberto quanto fechado”, explica o professor.

O objetivo da realização do programa é dar oportunidade aos alunos de se prepararem profissionalmente. “É um treinamento profissional, só que culmina com um programa profissional que é veiculado. Então nós temos que ter todos os cuidados na edição, nas falas, nas questões jurídicas, nas questões éticas e morais”.

Na entrevista a seguir, Eduardo Leão explica a dinâmica de produção do Culto Circuito:

O estudante que participa do Culto Circuito há mais de dois anos, Rodrigo Ferreira, conta que entrou para o projeto logo que ingressou na faculdade, motivado pelo interesse e curiosidade por entender o ambiente de televisão. A equipe do programa se reveza nas funções e Rodrigo destaca o aprendizado de assumir papéis de grande responsabilidade como, por exemplo, o de editor. “Esse lance da grande responsabilidade de ser a ultima voz a falar no programa, ter que conduzir tudo para que nada saia do esperado é uma experiência que sem dúvidas acrescenta muito. Acho que lidar com prazos e com as cobranças de uma veiculação é algo que soma muito profissionalmente”, afirma.

Uma década de história

O programa nasceu em 2004, em sala de aula. Surgiu como um projeto da disciplina Técnica em Televisão ministrada pelo professor Eduardo Leão para uma turma do terceiro período do curso de Comunicação Social. Foi proposta uma atividade de produção de audiovisual e uma das equipes se dispôs a criar um programa de televisão, que inicialmente se chamou “Ponto de Vista”. O programa foi renomeado dois anos depois. “O programa era tão bonito, com vinhetas, com apresentações, com breaks comerciais, uma coisa surpreendente!”. A p
artir de então, Leão sugeriu que a atividade tivesse continuidade e se transformasse em um programa televisionado. “Eu apenas incrementei, orientei, dirigi, mas a ideia nasceu dos meninos e eu tenho muito orgulho disso e hoje eu devo muito a esses alunos”.

Eduardo Leão explica, no áudio abaixo, como surgiu o programa Culto Circuito e comenta um momento marcante da história do programa.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário