Skip to content

Câmara Municipal pode aumentar número de cadeiras

Por Caísa Couto

22/01/2013

A Câmara Municipal de Juiz de Fora conta atualmente com 19 vereadores. Esse é o número desde o ano de 2004, quando eram 21 vagas, quando uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou a redução de vereadores em várias cidades.

Em 2009 uma Emenda Constitucional alterou o número para as cidades entre 450 mil e 600 mil habitantes, permitindo um aumento. Com isso, agora em 2014, a Mesa Diretora e a Divisão de Programação e Liquidação de Despesa vai fazer um orçamento para saber o máximo de vereadores que a Câmara de Juiz de Fora pode manter.

Após esse orçamento pronto, a Presidência pode criar uma proposta de alteração. A população atual de Juiz de Fora é de 545942 habitantes, o que permite até 25 vereadores. Os parlamentares que estão a favor dessa possível proposta, defendem 23 vereadores na cidade.

Proposta do aumento de vereadores divide opinião

Proposta do aumento de vereadores divide opinião

E o que a população pensa disso?

Essa possível alteração no número de vereadores já causa polêmica e divide opiniões entre os próprios vereadores e também, entre a população da cidade. Dentro da Câmara as disputas de interesses partidários influenciam quem é contra ou a favor. Já entre os cidadãos, a opinião, por enquanto, é praticamente unânime.

Para que a decisão seja tomada com apoio dos eleitores, um dos vereadores propõe que um referendo popular seja realizado para consultar a opinião da população. Nas ruas, já é possível saber o que as pessoas pensam sobre o assunto.

A dona de casa Sueli Bara acredita que a mudança é desnecessária e que ao invés da alteração, devia haver uma fiscalização mais intensa. “Posso não entender das demandas internas, mas como eleitora acho que mais vereadores não vão trazer mais melhorias pra cidade. O que deve ser feito é fiscalizar mais o trabalho dos atuais vereadores.”

Já a jornalista Luciana Morais cita o momento político como fator desfavorável a uma medida dessas. “Nós estamos descrentes nos representantes que elegemos e a primeira coisa que muitos vão pensar, são nos salários e gastos a mais que vão surgir.”

Poucos concordam, como é o caso do zelador Cláudio Ferreira, que acredita que mais vereadores possam criar mais projetos beneficiando a população. “Quem sabe com mais gente trabalhando lá, mais problemas vão ser lembrados.”

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: