Skip to content

Vamos subir o morro? Mirante do Cristo recebe turistas e juiz-foranos nos finais de semana

Felipe Reis – 23/06/2014

foto 1

Juiz de Fora Panorâmica. Foto: Felipe Reis

“A visão mais bela da cidade de Juiz de Fora”. Esta é a definição da maioria das pessoas que visitam o Morro do Redentor. O local tem movimentado a cidade alta e atraído turistas, principalmente, aos domingos. Para facilitar o acesso ao Morro, nesta semana, que completa um mês do encerramento do processo de revitalização, foi anunciada a criação de uma linha de ônibus especial para o ponto turístico.

Casais namorando, muitas pessoas tirando fotos e crianças brincando. A atual movimentação no Mirante do Cristo surpreende até os trabalhadores mais antigos do local. O comerciante Abrahão Pereira, que trabalha desde 1990 no Morro está comemorando o crescimento nas vendas, uma das consequências do aumento no número de visitantes. “O movimento praticamente dobrou. No domingo, não tem nem mais vagas para estacionar. Nunca esteve assim”, destaca.

Além dos carros estacionados, táxis trazendo os turistas chegam frequentemente. De passagem pela cidade, a curitibana Rita Salgado se emocionou ao falar da visão proporcionada pelo local: “É muito linda a paisagem e dá para ter uma noção do tamanho da cidade”. Entre os juiz-foranos, quem mora perto do Morro do Redentor, na cidade alta, tem a oportunidade (ou sorte) de fazer caminhadas e passeios ciclísticos no Mirante. “Sempre gostei de passear aqui, e a revitalização ajudou muito porque aumentou a segurança e a capina melhorou a visão”, afirmou o funcionário público Charles Oliveira, que mora em um condomínio próximo ao cartão postal.

20140622_153810

A curitibana Rita Salgado (dir) visitou a filha Gisele Leske, e aproveitou para conhecer o Mirante. Foto: Felipe Reis

Transporte coletivo aos domingos

Para quem quer conhecer ou visitar o Mirante, o acesso ficará mais fácil a partir do mês de julho. Uma nova linha de ônibus será implantada em caráter experimental, para o levantamento da demanda, e fará o trajeto do centro até o ponto turístico, sempre aos domingos, com sete horários transitando entre 9h e 17h.

Você confere o itinerário desta linha clicando aqui.

20140622_163617

A fila de carros esperando por uma vaga no estacionamento. Foto: Felipe Reis

Concurso de fotografia “Alto Retrato”

No próximo domingo (29), sairá o resultado da premiação das duas imagens inéditas feitas no Morro do Imperador. O primeiro lugar levará o prêmio de R$ 1 mil e o segundo colocado ganhará R$ 500. O concurso “Alto Retrato” é aberto para  a votação popular através do site www.pjf.mg.gov.br/altoretrato, e as vinte fotos selecionadas inicialmente vão ficar em exposição oficial no Morro.

foto 2

O centro de Juiz de Fora. Foto: Felipe Reis

Morro do Redentor, Morro do Cristo, Morro do Imperador ou Morro da Liberdade?

As placas informam “Morro do Cristo”, mas o nome oficial é “Morro do Redentor”, e o mais falado é “Morro do Imperador”, uma homenagem ao Imperador Dom Pedro II que costumava visitar a montanha, para visualizar a cidade. Nomenclaturas a parte, a visão sobre Juiz de Fora é o atrativo principal para os visitantes.

Clicando aqui você pode ler mais sobre as principais características e algumas curiosidades históricas do Morro do Redentor.

20140622_170215

Na placa: Morro do Cristo. Foto: Felipe Reis

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: