Skip to content

Festival de cinema Primeiro Plano completa 12 anos

Texto por: Raíssa Ferreira

Entre os dias 25 e 30 de novembro ocorrerá nas salas de cinema do Shopping Alameda a décima segunda edição do festival de cinema primeiro plano. g

O festival tem caráter nacional mas é voltado para diretores estreantes, sendo que a mostra regional é para filmes produzidos por produtores de toda a Zona da Mata.
Nesta mostra, os participantes universitários também podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que irá premiar o vencedor com R$ 7 mil para que investir em uma nova produção.
Os curtas da Mostra Competitiva Nacional serão premiados nas seguintes categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Concepção Fotográfica, Concepção Sonora, Montagem, Direção de Arte, Trilha Musical, Ator, Atriz, Primeiro Plano e Melhor Curta pelo Júri Popular. Todos os curtas inscritos na Mostra Competitiva Regional concorrem ao Melhor Curta pelo Júri Popular.

A ideia de trazer um festival como o Primeiro Plano esta cidade surgiu após o coordenador geral Aleques Eiterer ter contato com esta área cinematográfica no estado do Rio de Janeiro, mais especificamente em Niterói. Na época ele já havia estado a frente de eventos deste ramo e achava Juiz de Fora merecia um também. “Pensei em um encontro em que pessoas que gostam de audiovisual pudessem se realizar de alguma maneira. Bem como trazer para a nossa realidade, tornar o contato com a produção de curtas mais comum. Afinal é muito pouco divulgado”, acrescenta o coordenador.

No áudio abaixo, o cineasta Rodrigo Mendonça foi participante da edição passada do Festival de Cinema Primeiro Plano e garantiu que o evento é a grande chance para os que querem lidar com este tipo de produção.

Já tradicional na cidade, o festival também realiza há quatro anos, sessões no bairro Benfica e tem planos de ampliar as exibições nos bairros periféricos de Juiz de Fora. Uma das principais preocupações trazidas no evento é a formação e inclusão do público infantil e juvenil. No ano passado, o curta “Viagem Real” venceu o Prêmio Incentivo Primeiro Plano e o Júri Popular da Mostra Competitiva Regional, além de vencer na categoria Melhor Filme de Ficção na Mostra Regional do festival. O filme contou a história de dois jovens universitários que estavam em Ouro Preto em uma noite. Porém, no dia seguinte, misteriosamente, acordam em Paraty, outra cidade histórica colonial que fica a centenas de quilômetros de distância.

Este ano, a organização optou por um processo mais simples e moderno. Todas as inscrições deveriam ser feitas por um cadastro no endereço eletrônico, criando login e senha.  O envio das fotos do diretor e de trechos do filme também pode ser feito pelo próprio site e o cineasta pode também optar por enviar o DVD do filme ou apenas informar um link onde a produção audiovisual esteja disponível.

Vale lembrar ainda que a Mostra Competitiva Nacional é voltada para diretores estreantes de todo o país. Já a Competitiva Regional é a oportunidade de produtores de Juiz de Fora e toda a Zona da Mata mostrarem seus trabalhos. Nesta mostra, os participantes que são universitários ainda podem concorrer ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que premia em R$ 7 mil o vencedor para que ele invista em uma nova produção.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: