Skip to content

Roda dos gêneros e a importância da comunicação municipal marcam o terceiro dia do Colóquio Internacional

Júlia Prata

Publicado em 09/12/2013

O evento que começou na terça feira a noite na faculdade de Comunicação Social teve como mesa de debate na última quinta-feira, dia 5 de Dezembro, o cenário regional da televisão digital e da comunicação digital como um todo.

A primeira exposição foi do professor da Faculdade de Campinas José Carlos Aronchi. Ele expôs o resultado de uma pesquisa aplicada multidisciplinar elaborado por ele. A Roda dos Gêneros é um programa feito para alimentar e formatar os programas com o interesse do público.

Aronchi expondo a roda dos Gêneros. Foto: Júlia Prata

Durante a exposição de Aronchi foram feitas duas perguntas. A primeira era focada no funcionamento da roda, como ela era alimentada e quem estabelece essa alimentação, se ela é pré determinada ou se as emissoras colocam conforme o interesse deles. O professor contou ao público presente que cada um pode fazer a sua formatação e identificação na roda, além de fazer a classificação e inserir comentários. Cada célula da roda é proposto que seja uma célula de pesquisa para identificar a abordar todos os gêneros.

A segunda pergunta abordava as combinações possíveis da roda. A curiosidade era pra saber se o usuário da roda poderia selecionar mais de uma célula. José Carlos disse que a roda funciona conforme a criatividade do diretor. O número de combinações depende do que a criatividade permitir.

Qualquer pessoa pode ter acesso ao projeto desenvolvido por Aronchi. O caminho é fazer um cadastro no site.

A segunda mesa do dia abordou o tema “TV e Integração: cenário regional” contou com a presença de Ricardo Miranda e Michael Guedes. Ricardo veio como representante da Câmara municipal e Michael é o secretário de comunicação da Prefeitura de Juiz de Fora. O que eles falaram foi a importância de um canal de comunicação direto com o cidadão. Michael disse que a prefeitura tem sido auto suficiente na produção de matérias de comunicações nas mais diversas áreas. Cedendo esse material para as emissoras da cidade.

TV e Interação: Cenário Regional

TV e Interação: Cenário Regional. Foto: Júlia Prata

A busca de participação popular, a integração e a credibilidade, esses são os objetivos, tanto da PJF quanto da Câmara municipal. O projeto de uma TV para levar essa informação também foi pauta da mesa do terceiro dia de evento.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: