Skip to content

Internet pode aproximar comunicação entre poder público e comunidade

Laura Caputo

Postado em 28/05/2014

Estabelecer diálogos entre segmentos diferentes da sociedade é função primordial para que a comunicação exista e seja eficiente.  Para a comunicação pública, é direito do cidadão conhecer os serviços oferecidos, as prestação de contas e as políticas do órgão.

Mas como fazer esse diálogo entre a comunidade e o poder público? A palavra da vez é compartilhar, em redes sociais, jornais, sites ou pelo tradicional folhetinho, na comunicação corpo a corpo. E mesmo com tantos meios, será que a comunidade juizforna conhece a política pública da cidade?

Um exemplo, é Câmara Municipal de Juiz de Fora. O prédio se localiza no coração da cidade, no Parque Halfeld, lugar onde passam milhares de pessoas por dia. Um local privilégiado e de fácil acesso. No entanto, as pessoas parecem não conhecer muito bem os debates que acontecem na casa. A recepcionista, Mirian Botelho, diz que acompanha os projetos votados na câmara pela internet, “a última informação que tenho é sobre a votação de proibição de rodeios”, conta Mirian. A realidade da universitária Andressa Perreira é outra, ela destaca que fica sabendo dos projetos da câmara quando eles saem em jornais regionais.

Sergio Monteiro

Sérgio Monteiro (Arquivo pessoal)

Política ou Marketing?

Jornalista pós-graduado em Marketing Político, Sérgio Monteiro, destaca a importância da comunicação e do marketing em cargos políticos eleitos pela população, como o de prefeito. “Como o marketing político é ainda relativamente novo no Brasil, os políticos muitas vezes têm dificuldade em entender que tão importante quanto o marketing eleitoral é o marketing governamental”, destaca o jornalista.

Para o especialista, as redes sociais estreitou o contato entre o governante e o cidadão, sobretudo em grandes centros. Em cidades menores o contato ‘humano’ ainda tem grande valor, pois o prefeito ou vereador é encontrado facilmente na praça principal, na igreja e assim por diante.

Além das mídias sociais, a divulgação das ações de governo são e devem ser divulgadas em jornais, outdoors, folders e outras peças gráficas que compõem a comunicação, alerta o especialista.

Portal Prefeitura de Juiz de Fora

Portal Câmara Municipal de Juiz de Fora

Confira no vídeo abaixo a entrevista com o diretor de comunicação da Câmara Municipal de Juiz de Fora e fique por dentro de seus canais de informação.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: