Skip to content

Dia do canhoto, a vida vivida pelo lado esquerdo

Victor Marcelino

Nos nossos calendários existem varias datas marcantes. As pessoas comemoram dias da criança, da mulher, da bandeira etc. No ultimo domingo, por exemplo, muitos pais receberam muitos presente e abraços por conta do dia dos pais. Mas, e ontem, será que as pessoas lembraram de dar parabéns para alguém que também merece? Eles que superam diariamente muitas dificuldades como usar um abridor de lata, uma tesoura, ou até mesmo um mouse. Estou falando dos Canhotos.

No dia 13 de agosto é comemorado o dia internacional do canhoto. Embora seja pouco conhecida, essa data é comemorada desde a década de 70. Ela foi criada por uma associação de canhotos, os Left-Handers Internacional, em Topeka, nos Estados Unidos. (Ouça, abaixo, o comentário de canhotos sobre como é ser canhoto.)

Ser canhoto não é fácil. O tempo todo eles tentam se adaptar ao  mundo dos destros, mesmo que inconscientemente. Atualmente, os canhotos representam de 5 a 15 % da população mundial e esse numero reflete nos objetos do dia-a-dia. Eles são tão escassos em sua versão canhota que a maioria dos canhotos simplesmente os ignora quando os encontra, tal é o costume de usar os objetos “normais”.canhoto  

A lateralidade começa a ser detectada nos primeiros anos de vida e é bem simples de ser percebida, como explica a A professora maternal Leila de Souza Lima: “quando nós vamos dar um objeto para as crianças nós não direcionamos eles na mão, nós geralmente colocamos na frente delas e elas vão com as mãozinhas para buscar”

Em muitas culturas ser canhoto era errado e muitas crianças eram obrigadas a utilizar a mão direita. O neurologista Leonardo Cruz desaprova essa pratica “se você força um individuo que é canhoto a desenvolver o lado direito, isso leva à dificuldade de aprendizado de outras funções, podendo também ser causa de dislexia e gagueira”.

imagesO neurologista ainda afirma que a determinação da lateralidade esquerda/direita é genética, mas ainda não se sabe quais genes determinam isso. “Só 10% de filhos de destros são canhotos e 20% de filhos de canhotos continuam canhotos.“jimi-hendrix-canhoto

Mesmo com tantos “poréns” muitos canhotos se destacaram no cenário mundial em vários campos. Na ciência temos o físico Albert Einsten, na música o guitarrista Jimi Hendrix, no cinema a atriz Angelina Jolie e por ai vai.

Existem varias curiosidades e lendas com vantagens e desvantagens em ralação a ser canhoto. Alguns dizem que eles são muito mais inteligentes e criativos que os destros e que se destacam em esportes como a esgrima, boxe, natação, teênis, dentre outros. Mas, em compensação, que eles vivem 9 anos a menos que os destros tendem a ser mais maldosos e as vezes terem pensamentos invertidos

Cruz acredita que muitas essas ideias são equivocadas. Ele explica que dominância motora é cruzada, o lado direito de cérebro controla o lado esquerdo do corpo e o lado esquerdo controla o direito. “O que existe nos canhotos é um predomínio do hemisfério direito do cérebro mais acentuado que o esquerdo Eles podem ter um raciocínio abstrato com mais facilidade, mas não um pensamento invertido.” E completa, “ouço importa se você é destro ou canhoto, o que faz diferença é o quanto que você consegue evoluir nas suas habilidades, isso pode ser chamado de práxis quanto mais práxis você conseguir desenvolver, mais “inteligente” você é independente de sua lateralidade.”

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: