Skip to content

Minas se destaca na produção de cervejas artesanais

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de cerveja e tem um consumo de 57 litros anuais por pessoa. São 13 bilhões de litros/ano, tornando o país o 4º maior consumidor em volume (atrás de EUA, China e Alemanha), segundo dados da CervBrasil, Associação brasileira da indústria da cerveja.  Com esse grande número de consumidores e um excelente mercado, o Brasil oferece espaço para os pequenos produtores, mesmo em um mercado dominado pelas grandes cervejarias.

Pode parecer frescura, mas faz muita diferença. Principalmente no dia seguinte.

As cervejas feitas artesanalmente se diferem na cor, no sabor, na textura e até na temperatura ideal para consumo. São milhares de modos diferentes de produção, uma infinidade tão grande de sabores e ingredientes, que as cervejas artesanais já se transformaram em tema de estudo para cervejeiros, como o caso do beersomelier e produtor mineiro, Henrique Oliveira.

Henrique é autor do livro Brasil Beer, o guia das cervejas brasileiras. A obra é um verdadeiro mapa do tesouro. Com mais de 450 tipos de cervejas em 120 cidades do Brasil, o livro ainda traz sugestões de hoteis e serviços em cada cidade. Atualmente, Henrique pesquisa o mercado de Minas, tema do seu próximo livro. Seu foco principal são as cidades de Belo Horizonte, que tem a última vencedora do campeonato mundial de melhor cerveja do mundo, a cervejaria ls, e Juiz de Fora, que tem cada vez mais destaque no cenário nacional.

Brasil Beer - O Guia das cervejas brasileiras: Livro do produtor de cervejas artesanais Henrique Oliveira

Brasil Beer – O Guia das cervejas brasileiras: Livro do produtor de cervejas artesanais Henrique Oliveira Fonte: Divulgação

“Diga-se de passagem 80% dos livros existentes eram traduções vindos da Europa ou dos Estados Unidos. Dessa forma, percebi que havia uma lacuna para ser preenchida, sobretudo no que tange a um mapeamento das microcervejarias e cervejarias regionais no Brasil.  E a partir dessas premissas iniciamos os trabalhos de confecção do livro Brasil Beer e do Minas Beer”, comenta Henrique.

Em Juiz de Fora, o custo médio de uma garrafa de 600 ml varia de R$ 9 a R$ 20.

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: