Skip to content

Comércio Digit@l

Raíra Garcia, postado em 09/04/14

 

comercioRealizado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, câmara-e.net, Juiz de Fora recebe amanha, quinta, dia 10 o ciclo de seminários “Comércio Eletrônico para a Micro, Pequena e Média Empresa”. O evento oferece 200 vagas gratuitas para micros, pequenos e médios empresários interessados em ingressar (ou aprimorar) no mercado do comércio eletrônico, o chamado e-commerce. O encontro será das 8h às 17h45, na Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Zona da Mata, localizada na Avenida Garcia Rodrigues Paes, nº 12.395, Bairro Industrial.

O ciclo de seminários acontece há 10 anos, rodando cidades do país e cada seminário é focado em explicar como construir uma loja virtual, a logística do comércio eletrônico, segurança e agilidade nas operações de venda, oportunidades oferecidas pela plataforma de negócios on-line e divulgação por meio de redes sociais. Os interessados em participar do evento, podem clicar aqui e ter mais informações.

Jornalista formado na faculdade de comunicação social da UFJF, atualmente diretor executivo da Ato interativo agencia web, Felipe Gazolla, é um dos palestrantes convidados para o evento. Sua participação no ciclo de seminários será voltada para os empreendedores que ainda não estão no e-commerce, com a palestra “Planejando meu e-commerce” que da aos participantes um norte, desde a escolha da plataforma ao frete, passando por todos os desafios que vêm pela frente.

Para Gazolla, o comércio on-line só tem a crescer. Ele acredita que antes o e-commerce era exclusivo a grandes lojas que vendiam de tudo, mas

Jornalista Felipe Gazzola, que ministrará a palestra "Planejando meu e-commerce"

Jornalista Felipe Gazzola, que ministrará a palestra “Planejando meu e-commerce”

que atualmente estamos num momento de criação de nichos, ou seja, cada vez mais são lojas on-line com foco em um tipo de público ou de produto. E isso tem aberto espaço a empreendedores locais “ele pode não ter estrutura para distribuir nacionalmente, mas se ele é bem posicionado na área que ele atua, ele pode abranger o horizonte dele. Antes ele tinha uma loja física que iria atender o bairro, a cidade, a região, mas de repente o produto dele é tão diferenciado, que ele pode atender o estado inteiro”.

No entanto, apesar do crescimento, as pessoas, ainda não têm noção de como funciona um comercio on-line e nem sempre procuram se informar sobre. “Geralmente quando um empresário chega até a gente querendo fazer um comércio pela internet, ele sabe muito pouco do que ele vai enfrentar”, explica Gazolla, que acredita que a situação também se deve ao pouco acesso aos cursos profissionalizantes. De acordo com Gazolla, o e-commerce oferece ao empresário uma atuação maior do que uma loja física, mas é necessário que o empresário entenda que ele não vende mais um produto, e sim uma foto e um texto e isso exige mais dedicação na venda e principalmente no pós-venda.

Em Juiz de Fora, têm se destacado os sites de compra coletiva, mas Gazolla explica que isso é marketing profissional. Na cidade, há empresas que podem ser exemplo de e-commerce, mas que ainda é um nicho lento. Muitas empresas que iniciam ou pensam em um comércio na rede desistem por falta de estrutura ou informação. Para acompanhar a entrevista na íntegra, clique aqui.

Trabalhando com eventos voltados para crianças, André Mendes Borba, irá participar do curso para e-commerce. Atuando na área há dois anos, André já tentou ampliar seu negócio para a internet, mas não deu muito certo. Atualmente está parado e espera, nesse seu primeiro curso sobre comércio online, aperfeiçoar e ampliar seu negócio: “Eu eu não sei trabalhar muito bem com comércio online e não quero me queimar. E com o curso eu posso atingir o brasil inteiro”.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: