Skip to content

Cinemas de Juiz de Fora vão passar a ter cadeira numerada

Publicado em 30/10/2013

Por Karina Klippel

DSC_0280.NEF

Sala do Cine Palace, sem as cadeiras numeradas. por enquanto.

O projeto de lei que determina a venda de ingressos com cadeira marcada nas salas de cinema foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Juiz de Fora na última semana. Apesar de para os vereadores a proposta representar uma forma de comodidade ao cidadão, nem todos pensam assim.

Desde março deste ano, a pesquisa para criar uma lei que regulamentasse a venda de ingresso com cadeira numerada nos cinemas se tornou uma discussão frequente na Câmara. Tudo começou na página virtual da Câmara Municipal, no Facebook,  onde, segundo a Assessoria de Comunicação do legislativo, a idealização do projeto surgiu a partir do cidadão.

Depois de 6 meses de tramitação do projeto, criado em abril deste ano, a sessão ordinária que ocorreu no dia 22 de outubro concretizou a aprovação do projeto. Apesar de ter passado uma semana, o prefeito ainda não sancionou a lei, e alguns gerentes de cinema  ainda não tinham esta informação.

A proposta do Vereador Jucelio Maria (PSB) é para ele, uma forma de olhar para o cidadão. O parlamentar pretende governar com uma forma de mandado participativa. A partir das discussões levantadas na sociedade ele busca sugestões da própria população para a criação de leis. Foi exatamente o que aconteceu para o caso da determinação de cadeiras numeradas no cinema. A partir da rede social, o vereador relembra que pode perceber o interesse do cidadão em escolher o seu lugar numa sala de cinema. Ouça a opinião do vereador!

De acordo com ele, o maior interesse das pessoas é não precisar mais enfrentar filas para a compra do ingresso. A partir do ano que vem os administradores dos cinemas da cidade precisarão regulamentar a venda, sendo obrigados a designar, no ingresso, os números da fileira e da cadeira que estarão à disposição do usuário. O parlamentar argumenta que o sistema é adotado e funciona com sucesso em diversos países, e em algumas cidades do Brasil como Belo Horizonte e São Paulo. E relembra, que usuários que estavam fora do país, também opinaram na página do Facebook.

Este costume, para ele, garante ao cliente o maior usufruto de outros serviços próximos ao cinema, como comércio, banheiros e praça de alimentação, de modo que ele possa chegar à sala no horário marcado para o início da sessão. Segundo a assessoria, essa medida pode além de contribuir para o bem-estar do cidadão, dinamizar a economia da cidade. Pois, com mais tempo livre, os juiz-foranos poderão ir às compras nos shoppings, por exemplo.

No entanto, nem todos os gerentes de cinema concordam com isso. É o caso da gerente do Cine Palace, Aline Medeiros, que em entrevista questiona se os Vereadores consultaram também os cinemas para aprovação da lei. Ela diz não ter sido consultada. Ela faz uma análise sobre o ponto de vista do usuário. Ouça.

DSC_0270.NEF

Aline Medeiros no trabalho

Além disso, ela comenta os pontos negativos para o cinema enquanto empresa. Ouça. Outros gerentes de cinema da cidade que não quiseram se identificar concordam com o ponto de vista de Aline. E ainda complementam que muitas vezes a pessoa pode ter dificuldade de escolher o lugar na hora da compra, por não conhecer bem a sala. E assim, continuarem as filas.

DSC_0284.NEF

Entrada do Cine Palace

Mas apesar da opinião dos gerentes de cinema, o projeto continua aprovado e aguarda ser sancionado pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB). Não conseguimos contato com a Prefeitura para saber qual a provável decisão do Executivo.

No projeto, está determinado que o estabelecimento que não estiver de acordo com a norma corre o risco de sofrer advertência e pagar multa de duzentas vezes o valor do ingresso. Depois de assinado pelo prefeito, a medida entra em vigor na data de sua publicação. E a partir disso, as salas de cinema passam a ter 180 dias para se adaptar à nova regra.

Clique aqui e veja a opinião do povo nas ruas sobre a venda de ingressos com cadeiras numeradas!

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: