Skip to content

Educação a distância ganha espaço em Juiz de Fora

Instituto Ciências Exatas da UFJF se torna o segundo maior produtor de vídeo aulas do país

Gisele Rocha

Publicado em 09/10/2013

Graças às tecnologias de informação e comunicação, a educação a distância vem crescendo no mundo todo. Em um futuro muito próximo, os estudantes poderão conciliar a sua rotina de estudos com outras atividades do dia a dia de forma livre e independente.

Nessa modalidade, as aulas dos melhores professores podem ser transmitidas com qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar e qualquer tempo, sem que ele precise viajar.

A educação a distância é uma forma personalizada e interativa de difusão do conhecimento que é procurada pelos mais variados motivos. Felipe Leite é aluno do curso não presencial de Licenciatura em Computação e optou por esta forma de ensino por trabalhar durante o dia e ter a liberdade de escolher o melhor horário para estudar. Ele diz ainda que quando precisa viajar a trabalho, consegue se organizar de modo a não perder as aulas. Ouça o áudio (link).

Felipe Leite é aluno do curso de Licenciatura em Computação à distância

Felipe Leite é aluno do curso de Licenciatura em Computação à distância

O Instituto Ciências Exatas da UFJF é o segundo maio produtor de vídeo aulas do Brasil, ficando atrás somente do Cederj, Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.   São 123 vídeos cujos conteúdos são livres também para alunos de fora da instituição.

O Professor do Departamento de Ciência da Computação do ICE,Eduardo Barrére é um dos responsáveis pelo sistema de vídeo aulas da RNP na UFJF. Ele afirma que os vídeos são feitos para serem usados como forma de apoio, e que esta não é a única forma de integração entre tutores e alunos. Outros materiais, como apostilas e resumos, são disponibilizados para facilitar o aprendizado.

A UFJF oferece uma estrutura para a gravação dos vídeos, mas o processo leva em torno de 15 dias. Quando o conteúdo precisa ser passado de forma mais rápida, o vídeo é feito através da webcam ou celular, assim o material é disponibilizado em menos de 2 horas.

A vídeo aula serve para reforçar o conteúdo da matéria ensinada. Além disso, é disponibilizada uma apresentação de slides que avança de acordo com o assunto abordado e um roteiro para a navegação. Se uma aula tem meia hora e a pessoa não tem tempo ou não tem interesse no conteúdo completo, basta que ela veja o roteiro e escolha o que vai assistir. Neste vídeo o professor conta como faz para manter suas aulas atrativas para os alunos.

A equipe técnica do Cead-UFJF visa desenvolver para os próximos anos aplicativos para que os alunos possam assistir as aulas através de tablets e smartphones, a fim de facilitar ainda mais a vida desses estudantes.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: