Skip to content

Ano Novo é tempo de reflexão e de traçar novas metas

Gisele Rocha

06/01/2014

Com a chegada de um novo ano, prospera o sentimento de renovação e com ele a motivação para mudar em diversos sentidos. Muitas pessoas aproveitam a época para repensar o que passou e estabelecer novas metas.  Além de todas as simpatias para a hora da virada, costuma-se fazer inúmeras promessas. Essa é uma maneira de planejar o futuro e reorganizar a vida.

Fazer uma lista de resoluções é um hábito comum entre muita gente. No entanto, segui-las à risca não é tão fácil quanto aparenta e poucas pessoas levam a diante o que foi prometido. A intenção é boa, porém a maior parte das resoluções dura pouco, e logo são esquecidas, até começar tudo de novo no ano seguinte.

Um estudo da Isma-BR (International Stress Management Association) mostra que 33% das pessoas abandonam as resoluções na primeira semana do ano, outros 46% no primeiro mês e somente 21% conseguem cumprir as metas, isto é, 79% desistem nas primeiras tentativas. A coach Ana Luiza Mcauchar explica porque para algumas pessoas é difícil manter as promessas de Ano Novo.

Coach Ana Luiza Mcauchar explica os motivos que levam a desistência dos projetos de Ano Novo

Nayara Neves - antes e depois de começar a treinar

Nayara Neves – antes e depois de começar a treinar

A fisiculturista Nayara Neves é um exemplo que comprova é preciso tempo, organização e coragem para tornar as ideias realizáveis. Em 2013 ela decidiu intensificar a rotina de exercícios e mudar hábitos alimentares para participar de seu primeiro campeonato de fisiculturismo. “Quando entrei na academia, no final do ano de 2012, pesava 46kg e tinha 19% de gordura corporal. No campeonato de estreia estava com 53kg e 6%”, afirma a atleta. O esforço não foi suficiente para que ela vencesse a competição, mas a impulsionou para continuar tentando.  Seu objetivo para 2014 é atingir uma classificação mais alta do que a do último campeonato.  Atualmente Nayara está com 56kg e 9% de gordura corpórea. A meta é se apresentar no torneio com 54kg e 3% de gordura. No vídeo abaixo a esportista fala sobre a preparação para o Campeonato Mineiro de Musculação e Fitness, as maiores dificuldades e o que a motiva.

Renato da Lapa, músico juiz-forano, também fez sua lista de resoluções. A primeira delas é uma das promessas mais comuns entre os brasileiros e necessita de extremo autocontrole para ser cumprida: parar de fumar. Além de largar o cigarro, Renato pretende lançar dois álbuns com as bandas das quais é integrante – o grupo de pagode Bombocado e a banda de MPB Blend 87 – através da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura. Ciente das dificuldades que enfrentará, o violonista estabeleceu planos de ação para atingir o objetivo final, que vão desde a composição das músicas até a compilação de documentos para a inscrição do projeto. Assista no vídeo a seguir:

Embora o início de um novo ciclo possa servir de motivação,  para quem tem sonhos e projetos não é necessário esperar que um novo ano comece para realiza-los. “Certas pessoas querem mudar de vida, mas só começam a agir depois de o ano virar. Isso se chama procrastinação”. Então, o que fazer para por em prática antigos e novos planos? A coach Ana Luiza Mcauchar dá dicas que podem ajudar a alcançar objetivos e não abandoná-los no meio do caminho.

Dicas da coach Ana Luiza McaucharAinda que um acompanhamento profissional aumente as chances de as resoluções de Ano Novo serem cumpridas, é possível planejar-se sozinho para atingir os objetivos estipulados na virada do ano. Clique aqui e saiba como.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: