Skip to content

Acesso e possibilidades da Medicina alternativa.

Wladimir Stefanon                                        25/01/2014

Também chamada de Terapia alternativa, a Medicina alternativa compreende técnicas e métodos agregados sob esse nome e, são tão distintos, que se torna quase que impossível, criar uma definição coerente para o termo. Nem todas são naturais, nem todas são holísticas, nem todas são orientais, nem todas são não oficiais. As duas principais, mais conhecidas e difundidas no Brasil são a Homeopatia e a Acupuntura – Medicina tradicional chinesa.

O JF Hipermídia ouviu profissionais que trabalham com a Homeopatia e a Acupuntura em Juiz de Fora buscando esclarecer sobre o acesso e possibilidades para a população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Armando Falconi Filho – Terapeuta Holístico –  explicou o que é a Acupuntura, como se dá o acesso para a população, quanto custa e, se há cobertura pelos planos de saúde.

Assista o vídeo 1 com Armando Falconi Filho:

Assista o vídeo 2 com Armando Falconi Filho:

Assista o vídeo 3 com Armando Falconi Filho:

O Presidente do CREMESP – Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Doutor Clóvis Francisco Constantino diz: “A medicina é uma só. Ela engloba diferentes métodos, terapias, tratamentos e remédios que se provaram eficientes pelas pesquisas.” Veja o exemplo da acupuntura. A ciência não acredita que sua filosofia esteja correta – ninguém conseguiu verificar a existência de canais de energia correndo pelo corpo. Mesmo assim, testes bem conduzidos provaram para além das dúvidas que as agulhas são eficazes para tratar vários males – por mais que não se entenda como.

Por conta disso, continua Doutor Clóvis: “a medicina incorporou a parte da acupuntura cujos resultados foram comprovados. Hoje, as faculdades de medicina ensinam a espetar, os hospitais contratam acupunturistas, os conselhos médicos reconhecem e regulamentam a técnica e alguns planos de saúde pagam o tratamento”. Concluindo afirmou: “a medicina não é um sistema filosófico fechado e imutável, como são as religiões e muitas das terapias alternativas, ela é uma área do saber que agrupa as mais eficientes técnicas conhecidas para tratar doenças – e, portanto pode incorporar coisas que nasceram fora dela”.

O Médico Homeopata Fernando Emílio Ferraz Santos esclareceu que o termo Homeopatia tem nova terminologia de acordo com o Ministério da Saúde, “Práticas Integrativas e Complementares“. Dr. Fernando falou sobre o acesso e possibilidades da Homeopatia para a população junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Assista o vídeo 1 com Dr. Fernando Emílio Ferraz  – Médico Homeopata

O Dr. Fernando Emílio fala da melhora do paciente, após o tratamento homeopático,

Assista o vídeo 2 com Dr. Fernando Emílio Ferraz  – Médico Homeopata

Dona Maria de Lourdes Corrêa Leite, de 95 anos, moradora do bairro São Mateus em Juiz de Fora, diz que faz uso da Homeopatia desde criança e, deu exemplo de algumas ervas e chás que aliviam e curam alguns males que acometem a população:

Assista o vídeo com a entrevista de Dona Maria de Lourdes

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a sua prática como medicina alternativa e complementar. No Brasil, foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina em 1980 e é utilizada pelo Sistema Único de Saúde desde 2006.

Saiba mais:

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-minas/v/medico-fala-sobre-a-importancia-da-homeopatia-na-cura-de-doencas/2904050/

http://www.amhb.org.br/

http://saude.ig.com.br/acupuntura/

http://orienteocidente.wordpress.com/

http://www.amba.org.br/v2/default.asp

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: