Skip to content

“Em nome do Jazz”

Festival lota o Teatro Pró-Música por três dias e aproxima o jazz do público juiz-forano
Felipe Reis
02/06/2014
x
x
Gênero musical tradicional dos Estados Unidos, o Jazz ressurge na cidade com o 12º Pró Jazz Festival, organizado pelo Pró Música em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora. O evento, que não acontecia desde 2007, movimentou os amantes dos improvisos por três dias, e trouxe músicos renomados para as apresentações.
x
Para a abertura do festival, na quarta-feira, dia 27, houve o encontro entre o maestro e arranjador Rildo Hora, com a Orquestra de Jazz Pró-Música UFJF, sob a batuta de Sylvio Gomes. No repertório, muita música brasileira, principalmente, o samba. Os solos de gaita do convidado empolgaram a plateia que acompanhou o espetáculo. Clicando aqui, você pode assistir a uma das músicas interpretadas por Rildo Hora e Orquestra, Samba de uma nota só, de Tom Jobim e Newton Mendonça.
x
Além da apresentação, Rildo Hora descontraiu o público com histórias vividas entre os músicos com quem trabalhou, entre eles: Zeca Pagodinho, Elza Soares e Paulinho da Viola. O maestro deu uma entrevista para o JF Hipermídia, falando sobre o jazz no Brasil, e você ouve um trecho clicando no link abaixo.
x

x
20140530_222242

Público aplaude de pé a apresentação de Rildo Hora. Foto: Felipe Reis

x
x
Workshops reúnem os músicos de Juiz de Fora no último dia
20140530_154246

Workshop com Marcelo Martins. Foto: Felipe Reis

 

Na sexta-feira, dia 30 de maio, os músicos de Juiz de Fora e região tiveram a oportunidade de acompanhar os workshops ministrados no teatro e na escola Pró Música. Dividos pelos instrumentos, saxofonistas, pianistas, bateristas e guitarristas conversaram com os integrantes do Quinteto Pró Jazz, e receberam dicas sobre como se aprimorar no instrumento e no estilo.

Durante duas horas, instrumentistas tiraram dúvidas e ouviram conselhos de Pascoal Meirelles(bateria), Marcelo Martins(saxofone), Sylvio Gomes(piano) e Alexandre Carvalho(guitarra).
x
x
x
x
x
x
x
Encerramento em grande estilo
x
Depois das aulas, foi o momento de acompanhar a prática. O Quinteto Pró-Jazz encerrou o festival, também com o teatro lotado, apresentando temas famosos de lendas do jazz, como o trompetista Miles Davis, e músicas próprias, de integrantes do grupo.
x
Entre eles, Marcelo Martins, saxofonista que acompanha os cantores: Djavan, Ivan Lins e João Bosco. O músico está lançando o álbum “Do outro lado”, com composições próprias, e ressaltou a importância do público: “Sem o público não há música, não há jazz”.
20140530_222321

Quinteto Pró-Jazz. Foto: Felipe Reis

xx
x
E para quem tem interesse em se aprofundar no jazz, a JazzRadio é uma opção. Além de separar os estilos de jazz em playlists, ela também apresenta a posssibilidade de ser acompanhada por redes sociais e celulares.
x
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: